top of page

After Landing: A aviação como inspiração na pequena Umirim-CE

Atualizado: 19 de mai. de 2020


avião da esquadrilha da fumaça em praça da cidade de umirim.
Vista aérea de Umirim, com a Praça do Aviador em primeiro plano.

Dando continuidade ao nosso projeto “After Landing”, que traz atividades de colegas associados da ASAGOL em suas rotinas fora da aviação, apresentamos nesta 2ª edição a história do Cop. Fábio Uchoa, conhecido pelo grupo de voo pelo apelido de “Macho Véio”.

Em parceria com o seu irmão, Felipe Uchoa, prefeito de Umirim (CE), ele transformou a pequena cidade do interior nordestino em uma referência regional da aviação, trazendo informação e história a crianças e adolescentes do município. “Antes, os jovens diziam que queriam ser do Comando Vermelho quando crescessem, hoje, eles querem ser pilotos, policiais, bombeiros e outras profissões dignas, acredito que estamos exercendo uma influência positiva”, explica o copiloto, natural da cidade de 19 mil habitantes.

Ouça a entrevista com Fábio Uchoa:

A história de transformação da cidade de Umirim, comandada pelo Cop. Fábio Uchoa e seu irmão, teve início em 2018. Em apenas um ano, a cidade recebeu um avião da Esquadrilha da Fumaça para exposição na praça central da cidade, uma biblioteca, diversas apresentações, palestras, artigos históricos para exposição, entre outras conquistas ligadas à aviação.


O início de um sonho


O copiloto Fábio Uchoa nasceu no pequeno município cearense de Umirim, em 1980. Uma vez ao ano, ele via um caça da FAB voar pelos céus da cidade.


“Eu corria, subia em um pé de cajá e via a aeronave passando. Aos oito anos eu já dizia que quando crescesse seria piloto, mas não fazia ideia de como começar a ir atrás desse sonho”, lembra.

Aos 12 anos, Fábio foi a uma exposição da FAB, em Fortaleza, e teve a oportunidade de entrar em um Caça da Aeronáutica. “O piloto me explicou os comandos e eu me apaixonei de vez pela aviação”. Foi nesse momento que ele fez uma promessa a si mesmo: “quando eu for um adulto e me tornar piloto, vou voltar à minha cidade e ajudar crianças a acreditarem e buscarem seus sonhos”.


Atualmente, como copiloto da GOL Linhas Aéreas, ele realiza essa promessa, trazendo incentivo e informação aos jovens da cidade.


“Os jovens estão muito animados, tirando boas notas, eu adoro isso, compromete toda a minha agenda, mas faço por paixão, não por obrigação”.


Criação da ‘Praça do Aviador’


A primeira ação desse projeto foi a criação da “Praça Major Aviador Anderson Amaro Fernandes”, a chamada “Praça do Aviador”. O nome é uma homenagem ao piloto da FAB Anderson Amaro, também natural de Umirim, que faleceu enquanto realizava uma apresentação pela Esquadrilha da Fumaça.


Com a ajuda do irmão prefeito e de pessoas que acreditaram no projeto, Fábio começou a busca por uma das aeronaves pilotadas por Anderson Amaro na Esquadrilha da Fumaça.


“O avião seria o símbolo dessa justa homenagem na praça, além de representar um grande incentivo a todos os habitantes”.

O copiloto foi ao Ministério da Aeronáutica 12 vezes solicitar o envio do avião pilotado por Anderson à cidade de Umirim. O FAB 1381 estava em um pátio de manutenção, na cidade de Lagoa Santa (MG). “Foi complicado, havia a questão logística, a distância entre as cidades, precisávamos convencer os brigadeiros da FAB da importância social da exposição daquela aeronave em praça pública. Aos poucos fomos progredindo e conseguimos”, detalha Fábio.


fabio uchoa com o ten. brigadeiro cuty da fab.
Fabio Uchoa com o Ten. Brigadeiro Cury, Comandante do COMGAP, peça fundamental em diversas ações, dentre elas a doação do T-27 Tucano do EDA.

A inauguração da praça no centro da cidade, com o modelo pilotado por Anderson Amaro, teve a participação da Esquadrilha da Fumaça. O grupo realizou a primeira apresentação desse tipo na história da cidade.


Outras iniciativas de Fábio Uchoa em Umirim


O trabalho do copiloto Fábio Uchoa gerou ainda mais frutos. Em parceria com Felipe Uchoa, seu irmão e prefeito de Umirim, eles pretendem inaugurar a biblioteca da cidade até o fim de 2019. O nome sugerido é "Biblioteca Santos-Dumont, Pai da Aviação". No momento eles estão recolhendo doações de livros para o local, são mais de 200 unidades recebidas.


“Eu sempre falo, não buscamos dinheiro, queremos doações em forma de livros e outros materiais que incentivem e levem informação aos jovens, pude contar com muita ajuda, inclusive de colegas da GOL”.

No objetivo de trazer informação e incentivo, o copiloto promoveu diversas palestras educativas e motivacionais. Um curso da NASA foi realizado, com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB): “fomos até Brasília conversar com o presidente da AEB e pedir esse apoio, conseguimos”. Um curso de aviões e helicópteros também foi promovido, doação do Cmte. Ruas, membro da diretoria da ASAGOL.


fabio uchoa na sede da agência especial brasileira.
Esq. para dir: Carlos Augusto Teixeira de Moura (Presidente da Agência Espacial Brasileira-AEB), Felipe Uchoa (Prefeito de Umirim) e Fábio Uchoa, durante visita à sede da AEB em Brasília.

De acordo com o copiloto, foi realizada uma apresentação de um comandante da Base Aérea de Fortaleza, explicando a mais de 2.000 jovens estudantes como é a profissão e os caminhos para ingressar na FAB. Um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça também deu palestra e realizou a entrega de uma doação de 100 livros. “Eu mesmo participei e contei a minha experiência às crianças, descrevendo como um garoto de Umirim chegou à GOL”, conta Fábio, que foi indicado a membro honorário da FAB pelo trabalho realizado em Umirim.


Todo esse incentivo gerou resultados, os alunos da cidade ganharam medalhas de ouro em competições de astronomia e astrofísica, realizando projetos ligados à área, como a criação e lançamento de minifoguetes.


Futuro do projeto


Os irmãos Uchoa já estabeleceram novos objetivos para dar continuidade à promoção da aviação no município. Segundo Fábio, há um projeto de criação de um aeroclube por uma empresa da área, além da construção de um heliponto da Polícia Militar.


“Será a primeira cidade do Ceará a ter um heliponto UPI da Polícia Militar 24 horas, será muito positivo, pois aumenta o efetivo do município e incentiva as crianças”.

Eles ainda planejam manter e ampliar a exposição de materiais ligados à aviação. Hoje, por meio de doações, a cidade já conta com muitos objetos considerados inspiradores, como um macacão de voo do Comandante da Base Aérea de Fortaleza e um capacete do Cel. Av. Nishio do PAMA Lagoa Santa. A cidade receberá em breve um motor de aeronave da FAB.


Veja as fotos de toda essa trajetória de Fábio Uchoa em Umirim na galeria a seguir:



Como participar do ‘After Landing’


Se você é um associado ASAGOL e tem uma atividade ou projeto fora da aviação, conte para a gente!


Mande uma mensagem (rede social) ou um e-mail para comunicacao@asagol.com.br contando a sua história!


Nós queremos conhecê-lo e divulga-lo no "After Landing", dando visibilidade e enaltecendo o seu trabalho!



logo instagram .png
bottom of page