top of page

Biblioteca Santos Dumont inaugurada em Umirim-CE

Foi inaugurada no dia 13 de novembro, em Umirim-CE, cidade do nosso colega da Gol e da ASAGOL, Cmte. Fabio Uchôa, a Biblioteca Museu Santos Dumont.



Iniciativa do Cmte. Fabio Uchôa e do seu irmão, Felipe Uchôa, prefeito de Umirim, a biblioteca é uma ação em prol da difusão da cultura aeronáutica e do conhecimento, tendo como um dos seus principais focos o incentivo ao futuro das crianças e jovens da cidade, parte de um intenso e contínuo trabalho social do nosso colega de voo junto à comunidade local.


Participaram da cerimônia de inauguração o Cel Av Fábio Leandro Alves dos Santos, Comandante da Base Aérea de Fortaleza, o Cel Av Darley, Coordenador do Ciopaer, o Ten Cel (BM) Emerson, Fábio Uchôa e seu irmão Felipe Uchôa.



A Biblioteca Museu Santos Dumont


Coroação de um sonho dos irmãos Felipe, prefeito de Umirim, Franki, Coordenador de Obras da cidade, e Fábio Uchôa – este último, carinhosamente conhecido pelo grupo de voo da Gol como “Macho Véio” – a Biblioteca Museu Santos Dumont conta com o apoio de diversas entidades e particulares, que ajudaram na construção do seu acervo por meio de doações.


Destaca-se a participação da Força Aérea Brasileira (FAB), que cedeu desde equipamentos de voo, como macacões e capacetes, a quadros e livros, da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ciopaer e do Integrando Vozes para o Futuro (INVOZ), instituição sem fins lucrativos criada e gerida por ex-funcionários da Embraer, que tem como presidente de honra o Cel Av Ozires Silva.


O espaço, ampliado, reformado e modernizado pela prefeitura, também abriga áreas de leitura e um acervo especial que conta a história dos aviadores e oficiais da cidade, cujos nomes batizam as salas da biblioteca. Entre eles, está o Major Aviador Everton Braga Corteletti, ex-membro do Esquadrilha da Fumaça, falecido em um acidente aéreo.

A sala também homenageia personalidades cearenses e brasileiras, sendo eles: Marechal do Ar Casimiro Montenegro, criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pioneiro do Correio Aéreo Nacional (CAN), o Cel Av Wellington Rezende, do Grupo de Transporte Especial (GTE), o Ten Cel PM Lindemberg, piloto de helicóptero da Polícia Militar, e o Cmte. Celso Tinoco, mecânico e piloto de aeronaves.


Um espaço voltado a inspirar e despertar vocações, resumiu o Cmte. Fabio Uchôa.


A ASAGOL parabeniza todos os envolvidos na concretização deste importante projeto para Umirim, em especial os irmãos Felipe, Franki e Fábio, que nos últimos anos têm empenhado seus melhores esforços, com dedicação e entrega, para criar um futuro de oportunidades e crescimento para os jovens da cidade.

 

Galeria de imagens do evento:




logo instagram .png
bottom of page