top of page

Correndo com o Cmte. Gerson | After Landing

Você já conhece o piloto, talvez já tenha ouvido falar ou lido aqui mesmo no site da ASAGOL sobre o ser humano excepcional - que se veste de palhaço para levar alegria a crianças enfermas, mas e o corredor? Venha conosco conhecer mais esse lado inspirador do nosso colega de voo e associação, Cmte. Gerson Salvador!



E assim, tudo começou…


Como acontece para muitos daqueles que iniciam na corrida, a opção pelo esporte foi uma escolha motivada pela necessidade.


A história do Cmte. Gerson com a corrida teve início há algumas décadas, bem antes das redes de academias e dos "Gym Passes", quando a profissão de aeronauta impunha uma enorme dificuldade para frequentar regularmente um local fixo, onde fosse possível fazer exercícios físicos e cuidar da saúde – algo importante para qualquer aeronauta, não apenas visando renovar e manter a carteira, mas também a longevidade na carreira.


Veio então a decisão por começar a correr, ao ar livre. Uma solução que eliminou a dificuldade imposta pelos deslocamentos constantes da profissão e permitiu o mais importante, neste caso: manter a saúde em dia.


"Eu não conseguia frequentar academias pois voava bastante, foi quando comecei a correr ao ar livre para manter a forma física, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e ter mais qualidade de vida."

A partir daí, a cada folga, pernoite ou dia inativo, a cada mudança de paisagem, a corrida foi se tornando parte da rotina, integrando-se ao dia a dia, virou hábito – daqueles que se sente falta se não for praticado.


Você sabia? Benefícios da corrida ao ar livre...


Além dos benefícios da corrida em si, que não são poucos, como fortalecer o miocárdio, melhorando a circulação sanguínea e o controle da pressão arterial, fortalecer músculos e ossos, reduzindo riscos de fraturas, aumentar a capacidade respiratória, estimular a produção de endorfina e dopamina pelo organismo, atuando como um antidepressivo natural, e acelerar o metabolismo, ajudando a emagrecer, correr ao ar livre ainda acrescenta:


Acessibilidade, facilitando a todos o início na prática.

Convívio, ao ser praticada entre amigos ou em grupos.

Alívio do stress, especialmente quando praticada em contato com a natureza.

• Melhoria na absorção de Vitamina D, devido à exposição ao sol.


Mas, lembre-se: antes de iniciar na corrida ou qualquer outra prática de atividade física, consulte o seu médico!


De volta ao Cmte. Gerson...


Como era de se esperar em alguém habituado à importância do treinamento para a proficiência, o hábito de correr se intensificou, trazendo não apenas o esperado ganho para a saúde, mas, também, as metas pessoais.


Começando pela superação natural para quem pratica a corrida, aprimorando o ritmo, incrementando as distâncias percorridas e desenvolvendo corpo e mente, vieram novos desafios.


Até que…


São Silvestre, indo além!



Veio, então, o desafio maior: a São Silvestre. Mas, antes, uma história...


Ao contrário de boa parte dos corredores amadores, que participam de corridas longas como desafio pessoal, a primeira participação do Cmte. Gerson na São Silvestre teve mais a ver com o seu lado humano, que o fez se dedicar a projetos sociais e a cuidar do próximo durante toda a sua vida!



O ano era 1994, quando ele se comprometeu a ajudar um amigo a recuperar sua saúde.


“Eu tinha um amigo, meu vizinho, que estava com um problema de saúde e disse que se conseguisse se curar iria correr a São Silvestre. Ele estava pesando cerca de 130kg, faltava um ano para a corrida quando começamos a caminhar juntos, depois correr, e eu passei um treinamento para ele.”

Doze meses depois, em dezembro de 1994, largavam juntos para a primeira São Silvestre de ambos! O amigo, pesando 78kg e com a saúde recuperada, e Gerson, pronto para se desafiar como corredor em uma das mais tradicionais corridas do país.


“Como eu era mais preparado, corria um pouco, depois andava para espera-lo. E assim fomos até o final, chegando juntos.”

Inspiração para sempre retornar...


Depois da primeira São Silvestre vieram outras seis. Sempre que a escala de fim de ano permitia, lá estava ele largando novamente.


A própria corrida, por meio dos seus participantes e do público, o incentivava a retornar no ano seguinte. Um caso de amor, despertado pelo calor humano presente na aura de uma corrida de rua, e uma mistura de sentimentos que faziam o ser humano e o corredor convergirem!


Uma integração única, que transpunha o aspecto técnico e revigorava a alma.



“Na São Silvestre você é um número, um desconhecido, e ver as pessoas te apoiando, te incentivando a encerrar a corrida, aplaudindo o seu esforço, é uma sensação indescritível! Entre os atletas você vê pessoas de muletas, pessoas empurrando cadeirantes, gente superando desafios enormes, que vão muito além da corrida.”

Capacidade de superação que o próprio Gerson precisou ter, quando em dezembro de 2016 levou um tiro no pé durante um assalto. Ferimento que o obrigou a se ausentar das três edições seguintes da São Silvestre, mas jamais o fez desistir de correr.


Foram meses de uma árdua recuperação para que pudesse voltar a caminhar e, passo a passo, recobrar a capacidade física plena para as corridas. Um processo que contou com o aprendizado sobre superação que obteve na própria São Silvestre e no trabalho social que realiza.


Levando a ASAGOL para correr!


E assim veio o ano de 2021. Após um hiato de 2 anos devido à suspensão da corrida em 2020 por causa da pandemia de coronavírus, lá estava o Cmte. Gerson em mais uma edição da São Silvestre.


E desta vez, com uma surpresa: levando a ASAGOL para correr!



Em 2022 um dos desafios é levar o saudável hábito da corrida a mais colegas. Para isso, o Cmte. Gerson incentiva você, associado ASAGOL, a começar!


Fly and Run!


Mais do que um slogan na camiseta dry-fit da ASAGOL, voar e correr é uma prática da qual muitos tripulantes são adeptos, como o nosso colega de voo e associação, Cmte. Gerson. Com ele, também podemos citar o diretor da ASAGOL, Cop. Claude Meunier, e nosso associado, Cms. Hildo, dentre vários outros colegas!


Aliás, já leu a entrevista com o Cms. Hildo, na qual também falamos sobre corrida? Clique aqui para conhecer essa história!


Mais do que nunca, desenvolver hábitos saudáveis tem sido fundamental. Ao cuidar da saúde podemos enfrentar qualquer fase da vida de maneira mais equilibrada.


Então, que tal dar o primeiro passo e começar?




logo instagram .png
bottom of page