Resumo das atividades


Caros Associados,


Resumimos abaixo as atividades e iniciativas da Diretoria da ASAGOL realizadas durante a primeira quinzena de Março de 2014.


ASAGOL amplia atuação no campo social


No intuito de ampliar, aprimorar e profissionalizar nossa atuação na esfera social, temos a grande satisfação de comunicar a recente contratação da Sra. Ana Paula como Assistente Social da ASAGOL. A mesma ficará na associação de segunda à sexta-feira das 11 às 17 horas. Este importante passo vem suprir uma enorme lacuna no atendimento aos colegas, situação muitas vezes agravada pela falta de um serviço similar na própria empresa. Portanto, caso constatem alguma situação relevante que exija um atendimento diferenciado pedimos que enviem um e-mail para anapaula.adm@asagol.com.br. Aproveitamos para dar as boas vindas à Ana Paula e também desejar-lhe muita sorte nessa função de suma importância para o nosso grupo.


Novas Adesões Plano de Saúde AMIL


Iniciamos a nossa Campanha para Adesões Novas com Isenção de Carências aos tripulantes Gol (associados ASAGOL) que tenham plano de saúde Medial na empresa há mais de 12 meses. Essa campanha irá vigorar até o dia 29/04/2014 e tem como foco principal oferecer um plano de saúde diferenciado aos nossos tripulantes, propiciando um mecanismo de oxigenação e sustentabilidade para o nosso produto. Como aplicamos um modelo muito raro no mercado de taxa média (sem faixa etária) seria muito importante que os nossos titulares trouxessem seus filhos, contribuindo para um processo de mudança gradual do perfil etário da nossa carteira e para a consolidação de uma estrutura familiar.

Veja abaixo alguns dos principais diferenciais do nosso produto:

1. Plano por taxa média (sem faixa etária); 2. Plano sem coparticipação; 3. Reembolso para atendimento fora da rede própria conforme condições contratuais; 4. Atendimento com agendamento on-line; 5. Atendimento em PS da rede credenciada; 6. Isenção de Carências e Cobertura Parcial Temporária para os associados da ASAGOL que sejam tripulantes da ativa da Gol e que tenham plano de saúde Medial da empresa há mais de doze meses. Campanha válida até 29/04/14.

Para maiores informações favor entrar em contato com a associação pelo e-mail asagol@asagol.com.br ou telefone (11) 5533-4197.


Previdência ASAGOL


A ASAGOL recentemente concluiu alterações nas condições dos planos de Previdência Privada oferecidos a seus associados. As negociações com as empresas resultaram na escolha da SulAmérica Previdência como nossa nova parceira, por oferecer as melhores condições e também pelo seu histórico de rendimentos e de serviços prestados. Os associados precisarão fazer a adesão ou a migração para o novo plano através de preenchimento de documentos e para isso, desde o dia 10 de Março temos plantões nos DO’s de CGH e GRU. Na migração existe a possibilidade de portabilidade dos fundos acumulados no plano BRADESCO, lembrando que o nosso plano ITAÚ continua válido. Apenas para a parte das contribuições feitas pela ASAGOL haverá uma carência de 2 (dois) anos para saques.

Caso algum associado deseje manter o plano BRADESCO será necessário procurar diretamente aquela instituição para solicitar a emissão de boletos e, neste caso, também ressaltamos que o BRADESCO já informou que haverá alteração das taxas cobradas.

As contribuições da ASAGOL nos planos de previdência BRADESCO e ITAÚ foram extintas após deliberação da Diretoria no intuito de preservar o equilíbrio financeiro e fornecer tratamento igualitário a todos os associados. Como o BRADESCO não aceitou nossa proposta de se manter o plano sem parte instituidora foi necessária a rescisão de contrato.


Lei do Aeronauta


No dia 12/03/14 ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária na sede do SNA de São Paulo para deliberar a respeito da proposta de alteração da Lei 7.183/84. O Projeto é fruto de uma parceria inédita das entidades representativas brasileiras (SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT) que buscaram uma proposta técnica, consistente e alinhada às melhores práticas, por exemplo, de gerenciamento de fadiga humana preconizadas pela ICAO.

Na Assembleia houve diversos questionamentos dos aeronautas e a criação de um Comitê para discutir pontos onde não obtivemos consenso. Esse processo, muito transparente e democrático, certamente irá iluminar ainda mais a nossa categoria para que atinjamos a maturidade do texto final.

Dessa forma, em virtude da necessidade de discutirmos mais a fundo questões que impactarão toda uma categoria, foi postergada a entrega da versão final do texto ao Senador Paulo Paim prevista para a próxima terça-feira (18/03/14). Ficou acordado então que os membros do Comitê (no qual a ASAGOL participa) irão se reunir nas próximas semanas para a apresentação final do documento em meados de Abril.

Ressaltamos a enorme relevância do assunto e a importância da participação ativa do grupo de voo com a finalidade de trocarmos experiências e conhecimento para a construção desse Projeto de Lei. Lembrando que para a aprovação final do documento serão realizadas assembleias simultâneas que serão anunciadas pelo SNA. Fiquem atentos aos próximos acontecimentos.


Comissão Nacional de Fadiga Humana


No dia 14/03/14 foi realizada a primeira reunião presencial da Comissão Nacional de Fadiga Humana do CNPAA. O evento foi realizado nas dependências do Sindicato Nacional dos Aeronautas que gentilmente nos cedeu seu espaço.

No encontro, que durou cerca de 7 horas, tivemos a honra de contar com a presença da Prof. Dra. Frida Fischer da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e de participantes da ANAC, Avianca, CENIPA, Azul, Embraer, Gol, Líder e TAM. Pelos aeronautas estiveram presentes os Comtes. Paulo Licati (ABRAPAC e coordenador da CNFH), Ceriotti, Tiago Rosa e Mateus Ghislene (SNA) e Tulio, Torre e Renato Costa (ASAGOL). Os pontos altos da reunião foram as diversas contribuições da Prof. Frida, que com sua larga experiência e conhecimento, abrilhantou o evento e enriqueceu os membros da CNFH com seu notório saber. Após uma introdução de aproximadamente duas horas conduzida pelo Comte. Licati, tivemos a apresentação do Comte. Tulio que incluiu uma breve introdução do modelo biomatemático SAFTE (que alimenta a ferramenta de análise FAST) e uma análise estatística de uma pesquisa de fadiga realizada pela ABRAPAC em 2012 com o apoio da Azul e da ASAGOL. A apresentação foi marcada por importantes contribuições da Prof. Frida e demais participantes, tendo como principais resultados o mapeamento estatístico do nível de efetividade dos pilotos, do tempo de vigília que antecedeu a sensação de fadiga e da distribuição dos eventos de fadiga subjetiva ao longo das horas do dia. Ficou muito clara a correlação entre os eventos de fadiga subjetiva apontados na pesquisa e o valor médio da efetividade dos pilotos (extraída do FAST) significativamente abaixo do recomendado pelo autor do modelo Dr. Steven Hursh.

Após o almoço tivemos uma excelente apresentação do Comte. Raul Bocces com foco no mapeamento da fadiga em incidentes através do software da Lufthansa NetLine.

A última apresentação do dia foi realizada pela Ten. Cel. Laura do CENIPA que pontuou a metodologia do órgão para a análise dos fatores contribuintes nos acidentes aeronáuticos ocorridos entre 2007 e 2012, com ênfase no fator humano. A próxima reunião da CNFH está marcada para 28/03/14.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: