Resumo das atividades


Caros associados


Resumimos abaixo as atividades e iniciativas da Diretoria da ASAGOL realizadas durante a segunda quinzena de fevereiro de 2014.


ASAGOL disponibiliza GRU para exame do HASP


O Hospital da Aeronáutica de São Paulo (HASP) modificou a forma de pagamento dos exames periódicos e por essa razão estamos disponibilizando aos nossos associados a confecção da respectiva GRU que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil.Para gerar sua GRU, pedimos que compareça na associação ou envie um e-mail para asagol@asagol.com.br (título "GRU-HASP") com nome completo, CPF e mês de revalidação. Qualquer dúvida entrem em contato com a associação.


Acordo Brasil/UE sobre política de céus abertos


O esforço conjunto das entidades representativas dos aeronautas brasileiros SNA, ASAGOL e ABRAPAC surtiu efeito após uma verdadeira peregrinação em Brasília no decorrer deste mês. [Acesse a página do Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) e confira os assuntos antecedentes às reuniões Brasil/UE:

http://www.jeronimogoergen.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=1380%3Aaeronautas-pedem-assento-em-discussão-sobre-%60céus-abertos´&Itemid=123].


Com este passo fundamental, os aeronautas garantiram participação na delegação brasileira nas reuniões do Plenário da ANAC sobre o Acordo Abrangente em negociação entre Brasil e União Europeia, bem como presença também em futuras negociações sobre Acordos de Serviços Aéreos do Brasil.


Duas reuniões via vídeo conferência, realizadas nos dias 20 e 21 de fevereiro na sede da ANAC em Brasília, antecederam a viagem oficial da Presidente Dilma Rousseff à Bélgica no dia 24/02/2014, e foram marcadas por impasses decorrentes de concessões de reciprocidade em relação à 5a liberdade e questões envolvendo validação de serviços e intercâmbio de aeronaves. Em função destes impasses, não houve consenso entre as partes e o assunto não foi levado para a discussão na reunião oficial realizada na Bélgica no dia 24/02. Estamos atentos a esta e outras questões em defesa da garantia dos nossos postos de trabalho e dos direitos dos aeronautas brasileiros.


Fadiga Humana


A Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) reuniu-se no dia 21/02 para uma nova rodada de discussões. Nesta oportunidade o Cmte. Raul Bocces, responsável pelo FRMS da Gol, apresentou importantes ferramentas para a análise do fator fadiga em incidentes aeronáuticos. Durante a reunião houve distribuição de atividades entre os membros da Comissão, ficando os Cmtes. Raul Bocces e Tulio responsáveis pelo estudo dos modelos bio-matemáticos relacionados à fadiga e das ferramentas de análise (softwares) disponíveis no mercado. A próxima reunião da CNFH será dia 14/03 em São Paulo.


Lei do Aeronauta


No dia 25/02 os aeronautas, representados pela Associação dos Aeronautas da GOL (ASAGOL), pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC) e Associação dos Tripulantes da TAM (ATT), estiveram reunidos com os parlamentares Senador Paulo Paim e Deputado Jerônimo Goergen, relator e autor, respectivamente, do Projeto de Lei que propõe a mudança da Lei 7.183/84. No encontro foram discutidas as questões de prazos do legislativo e ficou acordado que dia 18 de Março de 2014 será a data limite de apresentação do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. A principal preocupação que motivou essa decisão foi a proximidade da Copa do Mundo e da Eleição Presidencial.


O projeto é fruto do consenso das entidades representativas dos aeronautas e tramitará na Câmara dos Deputados e Senado Federal simultaneamente. Para verificar seu conteúdo e enviar sua opinião, acesse www.projetoleiaeronautas.com.br. Sua participação será de suma importância.


Primeira Reunião ASAGOL - Diretoria Executiva de Operações


No dia 27/02/14 foi realizada a primeira reunião da Diretoria da ASAGOL com o Diretor Executivo de Operações, Cmte. Quito. O encontro foi marcado por um clima informal que propiciou uma reunião muito produtiva, focada em aspectos técnicos e de segurança operacional.


O Cmte. Quito apresentou seu Planejamento de Ações da Nova Diretoria Executiva de Operações, dando ênfase no processo de melhoria de escala, na implementação do sistema de gerenciamento do risco da fadiga (FRMS), e no aumento do engajamento e proximidade com a tripulação.


A ASAGOL reiterou sua postura participativa para a construção de uma colaboração técnica, assertiva e muito responsável. Algumas propostas da ASAGOL e ações em conjunto foram acordada:


1) Implementação de campanha de vacinação do grupo de voo prevista para início em Abril de 2014. Ressaltamos a importância de uma adesão maciça do grupo para que possamos atingir a devida eficácia na vacinação;


2) Agendamento de reuniões técnicas com representantes da ASAGOL e representantes da empresa para discutir as dificuldades encontradas na parametrização do NetLine. Após esse trabalho, uma lista de questionamentos será submetida para a Lufthansa;


3) Participação da ASAGOL no processo de implementação do FRMS da empresa, com a possibilidade de realizarmos pesquisas científicas em conjunto no futuro;


4) Apoio à ASAGOL para selecionar um "Gate-Keeper" do Grupo de Voo para participar de Comitês de Casos Egrégios conforme preconizado pelo protocolo do Flight Data Monitoring (FDM);


5) Livre acesso da ASAGOL aos processos envolvendo incidentes aeronáuticos da empresa, com participação ativa nas questões de segurança operacional.


Com esse importante passo, verificamos a grande oportunidade para que os aeronautas possam participar de forma efetiva no processo de aprimoramento da nossa empresa.


Diretoria da ASAGOL

© 2020 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: