Resumo das atividades


Caros associados,


Nesse nosso segundo informativo do ano, reunimos as atividades e inciativas da Diretoria da ASAGOL realizadas durante a segunda quinzena de janeiro de 2014. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas dos nossos associados.


Mudança no organograma VRG Linhas Aéreas

No dia 14/01, os tripulantes da GOL foram informados, pelo Radar do Presidente Kakinoff, sobre as importantes alterações no organograma da empresa que vão acontecer a partir de fevereiro de 2014.

Ao Cmte. Adalberto Bogsan, que deixa o cargo de Vice-Presidente Técnico, gostaríamos de registrar a forma transparente, técnica e participativa que marcou a sua gestão, especialmente no estreitamento com o grupo de voo, representado pela ASAGOL.

Agradecemos pela oportunidade desse novo horizonte e desejamos muito sucesso na sua trajetória.

Ao Cmte. Quito, que ascende ao novo cargo de COO (Chief Operating Officer), apresentamos nossas boas vindas, certos de que teremos ventos promissores para a consolidação do diálogo e da participação do grupo de voo em processos de melhoria. Na sua trajetória, o Cmte. Quito sempre se destacou pelo tratamento diferenciado com as equipes e por seu histórico de comprometimento nos cargos de liderança que ocupou, inclusive quando esteve à frente da Associação de Pilotos da VASP. Sua experiência e seus conhecimentos adquiridos - tanto nas questões de segurança operacional, quanto em fatores humanos - contribuem para uma liderança assertiva, fundamentada cientificamente e muito promissora. Nessa nova fase da empresa, apresentamos nossas cordiais saudações aos Cmtes. Adalberto e Quito com a expectativa de que a transparência e o diálogo sempre irão prevalecer para a construção de um excelente clima organizacional.

Casa nova

Em breve, a sede da ASAGOL estará em novas instalações. Estamos reformando as três salas próprias da associação, no segundo andar do mesmo edifício que hoje ocupamos. Nosso objetivo é criar um ambiente moderno, produtivo e aconchegante. Venha nos visitar e conferir o projeto de arquitetura!

Campanha de vacinação

Segundo informações do RH, um processo corporativo está sendo realizado para a escolha da empresa que será responsável pela campanha de vacinação dos colaboradores Gol em 2014. Esse importante passo para a melhoria da saúde dos tripulantes - e, consequentemente, redução de custos com dispensas médicas - é uma proposta da ASAGOL em parceria com o Departamento Médico e com o RH da empresa. Assim que tivermos mais detalhes sobre essa campanha, comunicaremos aos nossos associados.

Melhorias na escala de voo

No dia 27/1, houve reunião entre os Cmtes. Tulio e Cortez para retomar as discussões no processo de aperfeiçoamento da escala de voo. Foram discutidos alguns critérios para a otimização das chaves de voo com ênfase na maximização de produtividade e minimização do custo. A contribuição final da ASAGOL - que engloba a confecção de uma proposta de customização do otimizador fairness da Lufthansa - deverá ser concluída em meados de Abril.


Horas de voo nas dispensas médicas

A Administração da Empresa entende que o formato atual de remuneração para as dispensas médicas está equivocado e confirma que vai modificar a metodologia a partir dos salários de Janeiro (horas voadas em Dezembro de 2013). A ASAGOL respeita a decisão corporativa, mas mantém seu posicionamento contra essa medida. Acreditamos que isso representa um retrocesso, com foco na consequência e não na causa do problema. Ressaltamos que medidas mais brandas - como a campanha de vacinação, o plantão médico nos finais de semana e o próprio gerenciamento de fadiga - representam importantes ferramentas preventivas, com ênfase na raiz do problema. Vamos continuar na tentativa de sensibilizar os gestores para chegar a uma solução sustentável.


Pesquisa de Clima 2014

A ASAGOL acredita que só com a participação, o posicionamento e a mobilização do grupo de voo conseguiremos alcançar transformações importantes e positivas em nosso ambiente de trabalho. Por essa razão - e alinhados com o conceito de transparência nas relações entre empregados e empregadores - estamos apoiando a nova Pesquisa de Clima 2014 da GOL. Seria realmente muito vantajoso que após esse processo - voluntário e sigiloso - tivéssemos uma identificação clara da percepção do grupo em relação aos acontecimentos recentes e aos rumos de nossa empresa. Na mira da pesquisa estão assuntos muito importantes como reconhecimento e recompensa. Estamos ansiosos por essa radiografia e pela divulgação transparente dos resultados! Para participar é necessário retirar sua senha nos DOs de CGH, GRU, POA e GIG.


Lei do Aeronauta

No dia 28/01, a representação dos aeronautas brasileiros formada pelo trinômio SNA-ASAGOL-ABRAPAC reuniu-se com representantes das empresas aéreas (na figura do seu sindicato, SNEA), na sede da ABEAR, em São Paulo. O tema da reunião foi a retomada das discussões paritárias, que buscam um texto consensual para o projeto de modificação da Lei do Aeronauta.

Os aeronautas propuseram, entre outras coisas, a formação de dois grupos técnicos (fadiga humana/jurídico) com a finalidade de gerar recomendações para nortear o texto final do documento.

Nos parece óbvio que as questões técnicas envolvendo a fadiga humana devam ter precedência sobre as questões políticas, já que são decorrentes de estudos científicos e visam tão somente a segurança operacional de tripulantes e passageiros. Por essa razão, não devem sofrer qualquer influência de outros interesses e necessitam de total imparcialidade. Devemos levar em conta também aspectos éticos na ciência.

Infelizmente o SNEA deixou claro que as questões políticas, de natureza econômica, devem prevalecer sobre as questões técnicas e alegou que não aceitará um modelo no qual os técnicos das empresas possam emitir recomendações sem passar pela avaliação dos representantes do SNEA. É evidente que os aeronautas não concordam com esse modelo distorcido e negam qualquer outra influência em questões que envolvam segurança operacional.

Após esse choque de opiniões claramente expostas por ambas as partes, ficou marcada uma nova reunião para o dia 11/2. O objetivo é estabelecer os novos passos dessa comissão paritária e buscar realmente a oportunidade para atingir um consenso.


Fadiga Humana

A Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) deu seu primeiro passo no dia 28/01, na sede da ABRAPAC. O representante da ASAGOL e revisor do projeto, Cmte. Tulio, participou da reunião inaugural que contou com uma aula introdutória da Dra. Elaine Cristina - Pós-Doutora pela Universidade de Estocolmo - sobre noções básicas de fadiga humana. Alguns assuntos abordados pela Doutora chamaram a atenção dos participantes, entre eles a impossibilidade do ser humano de se adaptar integralmente ao trabalho noturno e a importante correlação (intuitiva) entre carga de trabalho e fadiga. A próxima reunião da CNFH está agendada para o dia 07/02 e terá como foco principal a definição do cronograma de trabalho a ser apresentado para o CENIPA.


Até a próxima!

Diretoria da ASAGOL

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: