Resumo das atividades


Resumimos abaixo as atividades da ASAGOL na segunda quinzena de Julho de 2014.

ASAGOL se reúne com a Presidência e Diretoria Executiva de Operações da VRG Linhas Aéreas:


Ocorreu no último dia 17/07/14 reunião semestral entre representantes da ASAGOL e a alta liderança da VRG Linhas Aéreas. Pela ASAGOL, participaram do encontro os Comandantes Tulio, Torre e Ismael Cristiano, além do Copiloto Tiago Bertalot. Pela empresa, estiveram presentes o Sr. Paulo Kakinoff, os Comandantes Quito, Marcelo Dutra, Pedro Scorza, Junqueira e Medina, além do Diretor de RH Sr. Jean Carlo e da Chefe dos Comissários, Sra. Elizabeth Diniz.

Na pauta da reunião, que durou cerca de 3 horas, foram abordados assuntos prioritários e bem conhecidos relacionados ao Clima Organizacional, à Saúde dos Tripulantes, à Segurança Operacional e à Escala de Voo.

Um dos principais pontos ressaltados pelo Presidente Kakinoff foi a importância da representatividade da associação para encaminhar e acompanhar de forma legítima diversas demandas do nosso grupo de voo.

Os representantes da ASAGOL saíram da reunião com uma ótima expectativa de melhorias, principalmente no quesito escala de voo.

A ATA da reunião - com os próximos passos e atribuições acordados entre as partes - ficará disponível para consulta em breve na sede da associação.

Venha conferir!


Proposta de alteração do Estatuto é aprovada em Assembleia Geral Extraordinária

Conforme divulgado em nossas mídias, obtivemos no dia 17/07/14 a aprovação sem votos contra da proposta da Diretoria para alteração do estatuto social da ASAGOL.

Essa conquista histórica só foi possível graças aos quase 700 tripulantes que manifestaram seu apoio ao projeto através de procurações.

Em nome da Diretoria da ASAGOL, agradecemos pelo voto de confiança e pelo apoio ao nosso trabalho.

Aproveitamos também para agradecer em especial aos Comandantes Mário Amato, Tonsig, Sérgio Netto, Rogério Machado, Castorino e Eduardo Lopes pelo apoio ao projeto e aos Comandantes Sorza e Abicair pelo imprescindível trabalho na obtenção das procurações.


Inauguração da nova sede da ASAGOL


Ocorreu no dia 17/07/14 a inauguração da nova sede da ASAGOL.

Com uma estrutura moderna, aconchegante e integrada, esperamos aprimorar o nosso atendimento e também valorizar a interação entre os tripulantes da empresa. De fato, um dos principais objetivos desta Diretoria é integrar o nosso grupo de voo para que participe de forma coesa e ativa nas discussões que afetam a nossa profissão.

Convidamos a todos para que venham nos visitar, trazendo suas sugestões e demandas, e contribuindo para que possamos aumentar a nossa representatividade perante a empresa.

Confira as fotos da inauguração em nosso Facebook!


Aeronautas e empresas discutem o PL na sede da ABEAR


Aconteceu no último dia 25/07/14 reunião na sede da ABEAR para discutir o Projeto de Lei que visa modernizar a Regulamentação do Aeronauta. Pelos aeronautas estiveram presentes os representantes do SNA, ASAGOL e ATT.

Os debates foram concentrados em aspectos técnicos com vistas a uma proposta de consenso entre as partes, sendo que uma nova reunião foi agendada para o dia 07/08.

Conforme acordo entre as instituições representativas e as empresas, o Projeto de Lei seguirá seu tramite normal na Câmara dos Deputados durante o período de diálogo e a busca de consenso.


Mais debates sobre Radiação Ionizante em altitude


Foi realizada no dia 30/07/14 uma nova reunião a respeito da exposição de tripulações brasileiras à radiação ionizante em grandes altitudes.

No encontro, estiveram presentes os Comandantes Ruas e Túlio, além do Dr. Claúdio Antônio Federico (IEAv - CTA) e do representante do SNA, Dr. Carlos Barbosa.

Mais uma vez, o foco das discussões foi a contribuição majoritária na dose efetiva de radiação oriunda dos Raios Cósmicos, que têm algumas características importantes, visto que incidem continuamente na atmosfera (durante o dia ou a noite) e também atravessam com facilidade a maioria das estruturas na fuselagem das aeronaves (tornando ineficazes qualquer tipo de blindagem).

Outras questões discutidas foram as normativas e as recomendações de organismos internacionais (ICRP, ICAO e IATA), da União Europeia e de países como os EUA, Canadá, Austrália e Japão.

Para dar continuidade ao assunto, ficou decidido que os Comandantes Ruas e Tulio irão participar da Conferência RADIO 2014 que será realizada em Gramado - RS, entre os dias 26 e 29 de Agosto.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 21/08 e deverá contar com a participação de pesquisadores do Instituto de Física da USP.


Comunicado conjunto DSO-ASAGOL: FRMS em pauta


O prazo para a conclusão do Curso de Gerenciamento da Fadiga (1ª fase) foi prorrogado! Não deixe de acessar o Portal do Conhecimento.

No mês de Junho foi ao ar, pelo Portal do Conhecimento, o curso online de Gerenciamento da Fadiga (1ª fase).

Desde então, tivemos um significativo número de participações, no entanto, ainda há muitos tripulantes que ainda não iniciaram o curso.

O conteúdo desta primeira fase apresenta situações e dicas que vão te ajudar a diagnosticar a fadiga e está relacionado aos fatores e às responsabilidades individuais. Esta edição servirá como base para a segunda fase do curso, que abordará os aspectos organizacionais.

Por essa razão, e seguindo as melhores práticas de gerenciamento do risco da fadiga humana preconizadas pela OACI, IATA e IFALPA, a Diretoria de Segurança Operacional e a ASAGOL convidam você a acessar o Portal do Conhecimento de um dos computadores do DO ou de um dispositivo pessoal e realizar o e-learning de Gerenciamento do Risco de Fadiga. No campo login, inclua seu e-mail corporativo e, no campo senha, os quatro primeiros dígitos do seu CPF.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: