Resumo das atividades


Resumimos abaixo as atividades e iniciativas da Diretoria da ASAGOL realizadas durante a primeira quinzena de Maio de 2014. 


Andamento da CNFH na última Sessão Plenária do CNPAA


Foi realizada entre os dias 06 e 07 de Maio em Brasília a 61a Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

A ASAGOL, representada pelos Comandantes Tulio e Renato Costa, teve uma participação importante no evento em virtude da apresentação dos resultados da Comissão Nacional de Fadiga Humana. O projeto, de iniciativa da ABRAPAC, propõe o desenvolvimento de uma metodologia apropriada para a investigação do fator fadiga em acidentes e incidentes aeronáuticos. A apresentação da CNFH foi dividida em três etapas, ficando o Comandante Licati (ABRAPAC) responsável pelo Resumo dos Trabalhos realizados até o momento, a Ten. Cel. Laura (CENIPA) pela atualização de Checklists de Investigação de Fadiga aplicados nos EUA (NTSB) e Canadá (TSBC) e o Comandante Tulio pela apresentação de Prognósticos do FAST em relação a uma Amostra de Pilotos com Fadiga Subjetiva na Aviação Regular Brasileira. Esse importante passo demonstrou o envolvimento e a participação de todos os integrantes da CNFH (ABEAR, ABRAPAC, ANAC, ASAGOL, AVIANCA, AZUL, CENIPA, Comissão de Óleo e Gás, Embraer, GOL, Lider, Passaredo, SNA, TAM e VALE) para a construção de uma metodologia apropriada para investigar a influência da fadiga humana no modal aéreo.

A próxima reunião da CNFH está agendada para o dia 23/05 e contará com a participação do Sr. Tomas Klemets (Head of Scheduling Safety, Airline Solutions - Jeppesen/Boeing) que irá apresentar o programa de gerenciamento de fadiga Boeing Alertness Model (BAM).

ASAGOL reforça a voz dos Aeronautas na Câmara dos Deputados

Foi realizada no dia 14/05/14 Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei 4.824/12 (de autoria da Deputado Jerônimo Goergen - PP/RS) que discute a modernização da Lei do Aeronauta.

A Audiência foi presidida pelo Deputado Diego Andrade e contou com as participações de representantes patronais, representantes do SNA, ABRAPAC e ASAGOL, além da especialista em fadiga humana Prof. Dra. Frida Fischer da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Os representantes dos Aeronautas iniciaram suas exposições com o Comte. Paulo Licati da ABRAPAC, que relatou o histórico dos acidentes aeronáuticos que tiveram a fadiga como fator contribuinte, além de explicar em detalhe as vantagens e os pilares do FRMS (Fatigue-Risk-Management-System) preconizados pela OACI. Posteriormente, o Comte.

Ceriotti do SNA abordou a enorme transformação do modal aéreo brasileiro desde a implantação da Lei 7.183/84, ressaltando a necessidade urgente de mudanças que contemplem esse nosso novo cenário brasileiro. Também salientou a importância de se contemplar na futura legislação todos os segmentos da aviação.

O Comte. Tulio apresentou resultados recentes de uma pesquisa de fadiga de pilotos realizada pela ABRAPAC em 2012, juntamente com uma análise estatística baseada em prognósticos do software FAST (Fatigue-Avoidance-Scheduling-Tool). O foco da apresentação foi demonstrar aos parlamentares que o valor médio do nível de alerta dos pilotos que participaram da pesquisa estava significativamente abaixo de parâmetros preconizados em ampla literatura. Também apresentou a distribuição dos reportes de fadiga ao longo das horas do dia, o débito crônico de sono da população estudada, assim como um outro estudo publicado em 2008 que constatou um aumento de 46% na probabilidade de erro dos pilotos nos voos na madrugada em comparação com voos realizados durante o dia.

Por fim, o Comte. Tulio ressaltou a importância de se buscar uma nova Lei com espinha dorsal no gerenciamento do risco da fadiga, porém que leve em conta: (1) limites prescritivos de jornadas e horas de voo, (2) aumento de folgas modulável na alta temporada, (3) flexibilização das jornadas diurnas e (4) restrição de jornadas noturnas e madrugadas.

Posteriormente, o Comte. Tiago Rosa realizou uma excelente exposição comparando a nossa realidade com algumas companhias aéreas estrangeiras. Demonstrou para os parlamentares que existe espaço significativo para aumento de produtividade (horas de voo por dia de trabalho) concomitantemente com aumento no número de folgas por mês. Comentou também a necessidade urgente de se evitar madrugadas consecutivas e folgas simples que não permitam a total recuperação do aeronauta.

A Prof. Dra. Frida Fischer discorreu sobre questões fisiológicas relacionadas ao trabalho em turno, apresentando duas escalas típicas realizadas em 2014. Pontuou que na profissão de aeronauta existem agravantes relacionados à falta de regularidade nos horários de voo e também ao tempo geralmente insuficiente para a recuperação após cruzamento de fusos à Leste ou Oeste. Ressaltou que trabalhadores em turno que não possuem oportunidade de sono em período apropriado têm redução de desempenho cognitivo para realizar tarefas.

Os representantes das empresas aéreas e os demais participantes da Audiência também deram importantes contribuições e deixaram claro a importância de se adequar a nova legislação à realidade brasileira.

O Relator do Projeto de Lei Dep. José Stédile (PSB/RS) elogiou o alto nível técnico das discussões e salientou a importância de se levar em conta a saúde e a fisiologia humana nas atividades profissionais. Numa verdadeira prova de união e quebra de paradigma, mais de 30 aeronautas acompanharam a Audiência e abrilhantaram a nossa participação em Brasília.

Com esse importante passo, demonstramos mais uma vez o comprometimento da ASAGOL e das demais entidades representativas na busca de melhores condições de trabalho com vistas à segurança operacional.


Posse da Nova Diretoria da ATT


A ASAGOL parabeniza a nova Diretoria da Associação dos Tripulantes da TAM (ATT) pela posse ocorrida no último dia 10/05/14.

Desejamos ao novo Presidente Comandante Max Peres e a toda sua equipe muito sucesso à frente da ATT no biênio 2014/2016, manifestando nosso apoio irrestrito para a continuidade e o fortalecimento da colaboração entre SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT.


Fórum discute os efeitos da Radiação Ionizante na profissão de Aeronauta


Será realizado no dia 29/05/14 na sede do SNA em São Paulo o “I Fórum sobre Radiação Cósmica e a Saúde do Aeronauta”. O evento está sendo patrocinado pelo SNA após a excelente iniciativa da ACR Consultoria Aeronáutica Ltda.

A ASAGOL apoia essa importante iniciativa e manifesta sua expectativa para que possa fornecer suporte técnico e científico nessa questão de grande impacto em nossas profissões.

Para participar, basta enviar um e-mail para o SNA, informando que é sócio da ASAGOL. As vagas serão limitadas.


ANAC anuncia medidas punitivas para atrasos em voos


A ASAGOL manifesta preocupação e repúdio em relação às regras anunciadas pelo Presidente da ANAC ao Jornal Folha de São Paulo no dia 12 de Maio de 2014. De acordo com a reportagem, a ANAC pretende aplicar multas aos Operadores e Pilotos que “atrasarem” seus voos, inclusive com a possibilidade de suspensão de carteiras profissionais aos aviadores.

A ASAGOL tem a expectativa de que tais medidas sejam revistas pela Agência no intuito de preservar a segurança operacional de tripulantes e usuários durante a Copa do Mundo.


Dia do Comissário

O Dia do Comissário está chegando e para comemorar esta data tão especial a ASAGOL está preparando juntamente com o SNA e a ATT um dia cheio de comemorações.

Teremos serviço de bordo, quick-massage e sorteio de cinco cafeteiras Nescafé Dolce Gusto!

O evento, que será anunciado em breve em nossas mídias, será aberto para todos os comissários, sendo que o sorteio dos brindes será restrito apenas aos nossos associados. Participe!


Campanha de vacinação contra a gripe: uma parceria GOL- ASAGOL

A campanha de vacinação do grupo de voo, fruto da parceria inédita entre GOL e ASAGOL, está sendo prorrogada pela empresa à partir do dia 21/05.

Conforme amplamente divulgado em nossas mídias, a eficácia da campanha está condicionada à adesão em massa do nosso grupo. Se você ainda não se vacinou, aproveite mais essa oportunidade. Maiores informações poderão ser obtidas no endereço:

https://portal.golnaweb.com.br/pt/centraldenoticias/Paginas/Cam panhadeVacinacaoGOL.aspx

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: