Resumo das atividades


Resumimos abaixo as atividades e iniciativas da Diretoria da ASAGOL realizadas durante a segunda quinzena de Abril de 2014.


 Proposta de alteração da Lei do Aeronauta é apresentada no Senado Federal


No dia 23 de Abril representantes do SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT apresentaram ao Relator do Projeto de Lei PLS 434/11 Senador Paulo Paim a versão final da proposta da categoria com vistas à modernização e adequação da Regulamentação do Aeronauta.

O parlamentar demonstrou apoio ao projeto, que deverá ser pautado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado em breve.

Os aeronautas ressaltaram que o texto final foi concluído após um intenso trabalho coletivo que incorporou as melhores práticas de gerenciamento de fadiga preconizadas pela OACI, legislações modernas de outros países, sugestões de especialistas na área de fisiologia humana e aspectos relevantes da realidade brasileira.

Um dia antes da missão em Brasília, o texto foi aprovado por esmagadora maioria em Assembleia realizada nas sedes do SNA de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Com esse importante passo, os aeronautas demonstram aos parlamentares e demais usuários do transporte aéreo que não medirão esforços para superar deficiências estruturais da Lei atual com o intuito central de elevar os padrões de segurança operacional no modal aéreo e mitigar os riscos relacionados aos aspectos fisiológicos no nosso dia a dia.

Pedimos aos nossos aeronautas que permaneçam atentos para futuras atividades em Brasília, que serão amplamente divulgadas em nossas mídias.


Campanha de Vacinação Contra a Gripe


Uma das primeiras iniciativas da atual Diretoria da ASAGOL foi abordar aspectos relacionados à saúde dos tripulantes com o objetivo de identificar as principais causas de absenteísmo do grupo de voo.

Num estudo recente, fruto da parceria entre ASAGOL, Departamento Médico e o RH, foi demonstrado para a alta liderança a excelente oportunidade de mitigação dos afastamentos por dispensa médica através de medidas preventivas, tais como implementação de uma ampla campanha de vacinação do Grupo de Voo.

O sinal verde dos gestores foi dado no final de 2013, culminando na recente divulgação da campanha pelo RH da empresa.

Esta parceria entre ASAGOL e empresa demonstra claramente que com sinergia e diálogo poderemos caminhar juntos para a implementação de melhores condições de trabalho com aumento de eficiência operacional.

Os dados relativos ao percentual de adesão do grupo, bem como à análise comparativa entre os vacinados e não vacinados, permitirão quantificar a eficácia do processo e motivar iniciativas futuras. Aproveitamos também para agradecer a participação efetiva do Cop. Tiago Bertalot e do Cmro. Mauro Matias nesse processo de suma importância para o nosso grupo.


Reunião da Comissão Nacional de Fadiga Humana


Ocorreu no último dia 25/04 reunião presencial da Comissão Nacional de Fadiga Humana na sede da ABEAR em São Paulo.

No evento foram realizadas apresentações a respeito da Atualização sobre o FRMS (José Fregnani, IATA), Implantação do programa de Fadiga na TAM - Aprendizados e Desafios (Debora Santos, TAM) e A investigação utilizando a tecnologia (Gustavo Korbivcher, Modern Logistics)

Posteriormente, a representante da ABRAPAC Ana Carolina Nicola apresentou diversos checklists utilizados em outros países relacionados à investigação de fadiga.

Ficou definido pelos membros da Comissão que um resumo do trabalho será apresentado pelos Comandantes Paulo Licati e Tulio e pela Ten. Cel. Laura do CENIPA na próxima Sessão Plenária do CNPAA a ser realizada em Brasília nos dias 6 e 7 de Maio.


ASAGOL se reúne com Diretoria Executiva de Operações


Foi realizada no dia de hoje reunião entre representantes da ASAGOL e Diretoria Executiva de Operações para discutir os rumos da parceria entre a associação e a empresa.

Estiveram presentes na reunião os Comandantes Quito, Junqueira, Marcelo Dutra, Scorza, Medina, Raul Bocces, Tulio, Torre e Renato Costa, além do Cop. Tiago Bertalot.

No encontro foram definidos alguns pontos importantes para o fortalecimento da parceria entre as duas instituições com vistas ao processo complexo de melhoria para o Grupo de Voo.

Dentre os assuntos acordados entre as partes, podemos citar:

- Campanha de Vacinação: ficou definido que a ASAGOL receberá os dados referentes à vacinação realizada em Abril, bem como será verificado se questões estruturais em GRU tiveram algum impacto negativo para a adesão, com a possibilidade de um reforço caso aplicável;

- Devolutiva das propostas do comitê de escala: ficou definido que a devolutiva para as propostas do Comitê de Escala será revisitada pelos gestores com as respectivas respostas sendo divulgadas em breve pela empresa. A liderança manifestou interesse na participação efetiva da ASAGOL nos próximos passos relativos a fase de pairings e distribuição de voos (assignment);

- Diretoria de Segurança Operacional: ficou acordado que o Comandante Torre será o nosso canal de comunicação com a Diretoria de Segurança Operacional e que iremos trabalhar em sinergia em diversas frentes de prevenção. A associação também reforçou que irá manter o Comandante Borghi como Gate-Keeper, fato que foi novamente endossado pela empresa;

- Transporte base RJ: o assunto foi novamente abordado pelos representantes da ASAGOL e aguardamos uma resposta definitiva;

- FRMS: o Comandante Quito e os demais representantes da empresa enfatizaram que a implementação do gerenciamento de fadiga está em fase avançada, salientando a importância da participação da ASAGOL no processo.


Curso de Extensão Universitária em Direito Aeronáutico


No dia 17/05 será ministrado um curso gratuito de extensão universitária em Direito Aeronáutico que consistirá em um ciclo de palestras organizado pela Academia Brasileira de Direito Aeronáutico (ABDA) em parceria com a Universidade Federal do ABC.

A proposta é promover a discussão sobre diversos temas práticos que envolvam os profissionais da aviação e acadêmicos do direito, tais como:

- Indenizações em acidentes aéreos no Brasil e Exterior; - Leis e Convenções Internacionais em Direito Aeronáutico; - Direito Trabalhista dos Aeronautas; - Caso Air France 447 e a relação entre investigação técnica e investigação jurídica.

Para realizar inscrição e consultar a programação do evento basta acessar:

http://www.professorkalazans.com.br/cursos.html

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: