Resumo das atividades


Melhorias na Escala de Voo - Workshop Lufthansa Systems


A ASAGOL participou entre os dias 01 e 04 de Abril de Workshop promovido pela GOL e especialistas da Lufthansa Systems visando a re-calibração do otimizador de pairings das escalas da Gol.

O evento contou com a presença dos comandantes Quito, Scorza, Junqueira, Raul Bocces, Tulio e Cortez, além da equipe de planejamento/execução de escala e TI.

Consideramos este um importante passo para o estreitamento entre o grupo de voo e a alta liderança na busca de soluções técnicas para o processo de melhoria nas escalas, reforçando nossa expectativa e otimismo para continuar contribuindo de forma responsável e assertiva nos aspectos prioritários ao grupo de voo.


ASAGOL começa reforma de sua nova sede


Com a finalidade de melhorar o atendimento aos seus associados, a ASAGOL começou no dia 08/04 a reforma das suas novas salas adquiridas em Leilão no final de 2012 e localizadas no mesmo prédio da sede atual, no 2o andar.

As salas estavam ociosas até o momento e com essa iniciativa demonstramos o empenho da Diretoria para a otimização do patrimônio da nossa associação.

Acreditamos que dentro de 90 dias teremos uma ASAGOL de cara nova, com uma estrutura moderna e confortável para atender seus associados.

Durante o período de reforma, a ASAGOL seguirá operando normalmente na sede atual. Aqueles que quiserem conferir a reforma pedimos que venham nos visitar para conhecer o projeto.


Lei do Aeronauta


No dia 08 de Abril, representantes da ASAGOL (Cmte. Tulio) e do SNA (Cmtes. Castanho e Tiago Rosa) estiveram reunidos em Brasília com o Relator do Projeto de Lei 4.824/12 Dep. José Stédile - PSB/RS para discutir os trâmites do documento que visa à modernização e à adequação da lei do Aeronauta.

O Projeto, de autoria do Dep. Jerônimo Goergen - PP/RS, foi retirado de pauta após o pedido de Audiência Pública do Dep. Rodrigo Maia - DEM/RJ e deverá passar inicialmente pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara.

Os aeronautas reafirmaram o compromisso da categoria para a construção de um texto balanceado e focado na Segurança Operacional, mencionando também que estamos interessados no vigor financeiro e operacional das empresas aéreas.

Os membros do Comitê de Aeronautas formado na AGE do SNA do dia 12/3 realizaram intensos e produtivos debates e convergiram para a versão final do texto que já está disponível para consulta dos aeronautas no endereço:

http://www.projetoleiaeronautas.com.br/ O Projeto será submetido para aprovação pela categoria em Assembleia do SNA a ser realizada no dia 22/04/14 nas sedes de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte e, posteriormente, será entregue ao Senador Paulo Paim - PT/RS. Contamos com a participação maciça do grupo nesse momento crucial que atravessamos.


Reunião da Comissão Nacional de Fadiga Humana


Ocorreu no dia 11/04/14 reunião quinzenal da CNFH onde foi realizada palestra do Dr. Flávio Tsuyoshi Suto, Diretor de Marketing da Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho (APMT) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Durante a aula do Dr. Flávio foram ressaltados diversos Fatores Operacionais que contribuem para a Fadiga, dentre eles: (1) duração da jornada de trabalho, (2) voos longos e voos curtos com muitas etapas, (3) aproximações em região de intenso tráfego aéreo, (4) horário do voo (noturno/madrugadas), (5) atrasos, (6) voos no sentido anti-horário, (7) aspectos climáticos, (8) condições de aeródromos (pista curta, pouca aderência do pavimento e auxílios à navegação deficientes), entre outros.

A próxima reunião da Comissão será presencial e está agendada para o dia 25/04/14.


ASAGOL Mantém Comandante Borghi como Gate-Keeper


Conforme amplamente divulgado em nossas mídias, o Comandante Borghi finalizou seu ciclo na Gol no último dia 14/04/2014. No entanto, ressaltamos que o mesmo continua conosco na ASAGOL como Secretário Geral e com a importante função de Gate-Keeper do Grupo de Voo, de acordo com o protocolo do FDM (Flight Data Monitoring) firmado entre VRG Linhas Aéreas S/A, ASAGOL e SNA em Dezembro de 2008.

Essa configuração inédita foi endossada pela Diretoria de Segurança Operacional da empresa, que demonstrou sua postura diferenciada na consolidação do papel da ASAGOL na prevenção de acidentes e no incremento dos padrões de segurança operacional.


ASAGOL participa da passagem de Comando do CENIPA


A ASAGOL participou no dia 15/04/14 da cerimônia de passagem de Chefia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA.

No evento, o Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço passou a Chefia para o Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck.

A ASAGOL manifesta seu agradecimento ao Brigadeiro Lourenço, e lhe deseja muito sucesso na nova função como Chefe do Estado Maior do Comando Geral de Pessoal.

Ao Brigadeiro Schuck, externamos nossos sinceros votos para uma excelente gestão à frente do órgão central do sistema SIPAER.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: