Em outubro a #ASAGOL apoia a campanha do mês de prevenção ao câncer de mama.
Cuide-se, faça os exames preventivos e fique atenta aos sinais de que deve procurar um médico!
Veja a seguir algumas informações e dicas importantes dadas pela médica Cíntia Yoko Morioka, PhD em Oncologia e Biologia do Câncer:
Prevenção
Evitar obesidade;
Praticar exercícios físicos;
Dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e fibras, evitando a gordura saturada;
Evitar consumo excessivo de álcool;
Fazer uso de estrógenos com recomendação médica.
Autoexame
O autoexame é importante. Palpar as mamas após o término da menstruação é o ideal.
Quando realizar os exames?
A Sociedade Americana de Radiologia, a Sociedade Americana de Câncer e a US Tasking Force (2018) recomendam que mulheres com idades entre 40 e 44 anos devem ter a opção de iniciar o rastreio anual do câncer da mama com mamografias, se assim o desejarem. As mulheres de 45 a 54 anos devem fazer mamografias todos os anos. Mulheres com 55 anos ou mais devem fazer mamografia a cada dois anos, ou podem continuar a triagem anual. Para essa faixa etária o rastreio deve continuar enquanto a mulher tiver com boa saúde e espera-se que tenha expectativa de viver mais de 10 anos, tendo como referência a expectativa de vida média da população. Todas as mulheres devem estar familiarizadas com os benefícios, limitações e danos potenciais associados ao rastreamento do câncer de mama. Há casos onde são indicadas a mamografia e a ressonância nuclear magnética.
Mulheres com fatores de risco, antecedentes familiares ou com biopsia alterada em alguma fase da vida, devem iniciar o screening antes.
Quais exames realizar?
Mamografia ou radiografia de mama é um teste de screening de baixo custo. Pode ser mamografia digital.
Ultrasonografia de mamas é um exame realizado em mamas volumosas ou densas (com muito tecido fibroglandular).
Ressonância nuclear magnética de mamas é um teste complementar a alguns casos de mamografia alterada ou de diagnóstico duvidoso.
Prevenção do câncer de mama e dieta
Mais uma vez, dieta saudável, pobre em gorduras saturadas, fazer exercícios físicos; controlar a gordura corporal. Dormir o número de horas adequado, evitar tabagismo e etilismo são essenciais.
Qual profissional procurar?
O ginecologista, o mastologista e o cirurgião oncológico são os profissionais que lidam com este tipo de câncer. Cirurgiões plásticos acabam por atender pacientes tanto do sexo feminino quanto do sexo masculino com nódulos na mama, e também têm ciência da hipótese de ser um câncer.
Comments