Morre Chuck Yeager, 1º piloto a cruzar a barreira do som

Na noite de segunda-feira (7), Charles Elwood Yeager, mais conhecido pelo apelido de Chuck Yeager, morreu aos 97 anos. O general de Brigada da Força Aérea Norte-Americana ficou reconhecido mundialmente por ser o 1º piloto a quebrar a barreira do som, feito esse realizado em 1947.


Internado num hospital em Los Angeles, Califórnia, sua morte foi anunciada por sua esposa, Victoria Scott D'Angelo, através do Twitter.


Nascido em 1923 na cidade de Myra, Virgínia Ocidental, sua carreira militar começou cedo, logo aos 18 anos. Em 1943, dois anos depois de ter se alistado, tornou-se piloto no Comando de Caças da 8ª Força Aérea, que tinha base na Inglaterra.

Chuck participou ativamente da 2ª Guerra Mundial, derrubando 13 aeronaves alemães. Ele teve, inclusive, um de seus aviões abatidos, mas conseguiu sobreviver e pousar na França, onde foi auxiliado por forças da resistência.

Logo depois da guerra, em 1946, ele decidiu ser piloto da divisão de testes de voo do exército americano. Aos 24 anos, Chuck deixou seu nome marcado na história da aviação ao quebrar a barreira do som, realizado com o avião experimental 'Bell X-1'.


Yeager não parou por aí. Em 1953, quebrou outro recorde: pilotou o X-1A a Mach 2,44 a uma velocidade duas vezes e meia maior a velocidade do som.


📰 Fonte: UOL - Tilt. 📷 Fotos: U.S. Air Force.



© 2021 - ASAGOL

Parceiros: