top of page

Memória Aeronáutica | Curtiss C-46


Olha só que maravilha esse Curtiss C-46!


Sua história é um tanto quanto interessante, mas também bastante desconhecida. Em destaque na imagem uma das duas aeronaves do tipo operadas pela FAB - Força Aérea Brasileira (matrícula 2058), sendo também o único remanescente uma vez que o 2057 foi perdido em acidente no dia 13 de outubro de 1949, nas proximidades da cidade de Oruro, Bolívia, apenas 11 meses após ter sido incorporado pela FAB.


Apesar de ser menos famoso, o Curtiss C-46 tem uma participação importante na história: nasceu como um concorrente do DC-3.


Nos anos 40, o Curtiss foi operado massivamente pela Força Aérea Americana durante a 2ª Guerra Mundial. Depois disso, passou a operar em diversas forças aéreas do mundo, inclusive pela FAB.


Uma curiosidade sobre o avião da foto é que durante a década de 90 ele voou no transporte aéreo civil, mais precisamente no Taxi Aéreo Royal, até meados de 1996.

 

Caso você tenha alguma foto histórica e queira participar do quadro #MemóriaAeronáutica, basta mandar para a gente via WhatsApp, e-mail ou direct, do jeito que você quiser. O importante é participar!


logo instagram .png
bottom of page