top of page

IFALPA: Saiba como foi o encontro regional na Argentina


A IFALPA concluiu na quinta-feira (03/12) mais um encontro regional para o Caribe e América do Sul (CAR/SAM), realizado em Buenos Aires, Argentina.


Em três dias de evento a segurança operacional foi foco de debates que abordaram aspectos técnicos, econômicos e laborais, dentre os quais destacaram-se as apresentações brasileiras sobre fadiga (Fatigue Risk Management System - FRMS), Perigo Baloeiro (situação no país e ações para mitigação de riscos), e testes para detecção de substâncias proibidas (Problematic Substance Use Testing). Contando com a maior delegação entre todos os presentes, o Brasil levou ao encontro dados e estudos detalhados sobre a realidade da aviação no país e o trabalho sendo realizado em prol de melhorias que beneficiem aeronautas e usuários do transporte aéreo.


Os relatórios brasileiros promoveram discussões em alto nível entre os participantes do encontro, em especial durante a apresentação sobre Perigo Baloeiro, realizada por Philipe Pacheco (Safety - ATT), pelo Cmte. Victor Casseta (Diretor de Segurança de Voo - ATT) e pelo Cmte. Luis Cabral (Diretor de Assuntos IFALPA - ABRAPAC). A repercussão e importância do tema não só para a aviação nacional mas para todas as tripulações e aeronaves que voam no espaço aéreo do Brasil chamou a atenção dos representantes da IFALPA, que se prontificaram a oferecer todo o suporte necessário aos trabalhos realizados no país visando a mitigação dos riscos gerados pela prática.


Ainda sobre os temas relativos ao Perigo Baloeiro, além de FRMS, detecção de substâncias proibidas e open skies, o Brasil ficou incumbido de dar continuidade a estudos técnicos e produzir relatórios que serão apresentados no próximo encontro da entidade para a região CAR/SAM, a ser realizado na cidade de New Orleans, EUA, em abril de 2016.


Participaram do encontro compondo a delegação brasileira o Vice-Presidente da IFALPA para a região CAR/SAM, Cmte. Osvaldo Neto, membro da ABRAPAC (associação que representa o Brasil na IFALPA) e Diretor do SNA, Cmte. Matheus Ghisleni e Vivian Mello (SNA), Cmte. Luis Cabral (ABRAPAC), Cop. Tiago Bertalot (ASAGOL) e Philipe Pacheco (ATT), que contaram com o suporte do Cmte. Airton Borghi, ex-diretor da ASAGOL, atualmente residindo em Buenos Aires.


O evento e os debates também foram prestigiados pelo Cmte. Martin Chalk, Presidente da IFALPA.

logo instagram .png
bottom of page