top of page

Comitê de Human Performance da IFALPA reúne-se no Brasil


A cidade do Rio de Janeiro sediou entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro uma das reuniões regulares do Comitê de Human Performance (HUPER) da International Federation of Air Line Pilots' Associations (IFALPA).

O evento, que contou com observadores da European Cockpit Association (ECA) e da Airbus, reuniu pilotos de 19 países para o debate e apresentação de estudos sobre saúde, fatores humanos e treinamento.

Dentro dos temas abordados a delegação brasileira apresentou os dados preliminares do Projeto Fadigômetro, em exposição feita pelo Cmte. Tulio Rodrigues (SNA), e a experiência na elaboração do relatório sobre as condições de exposição dos tripulantes brasileiros à radiação ionizante - documento submetido à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e à ANAC visando auxiliar na adequação da estrutura regulatória nacional, trazida pelo Cmte. Amílton Camilo Ruas (ASAGOL).

Demonstrando o alto nível técnico e de comprometimento dos nossos aeronautas, os trabalhos destacaram o avanço dos estudos científicos no país e serviram de base para que o Brasil fosse incluído, durante o encontro, nos grupos responsáveis por atualizar os position papers da IFALPA sobre fadiga e radiação ionizante.

Outros tópicos abordados pelo Comitê foram o Programa de Assistência ao Piloto (PAP), com participação do SNA e da ASAGOL nas reuniões do grupo de trabalho específico, treinamento baseado em competência, single pilot operations, aspectos médicos e performance humana.

Sob a égide regulatória o destaque ficou para o RBAC 117, tendo sido apresentados alguns aspectos e parâmetros do futuro regulamento pelo Sr. Miguel Romão, da Gerência Técnica de Fatores Humanos da ANAC.

Reforçando a sinergia entre o sindicado e as associações nas pesquisas e estudos em prol dos aeronautas brasileiros, bem como em sua representação perante órgãos e entidades nacionais e internacionais, participaram da reunião do Comitê HUPER representando a delegação brasileira, além dos Cmtes. Tulio e Ruas, as Sras. Mariana Lima e Sylvia Gigli (SNA), o Sr. Alfredo Menquini (ABRAPAC), os Cmtes. Mario Amato e Raul Bocces (ASAGOL), o Sr. Eduardo Morteo (ASAGOL) e o Sr. Fabiano Paes (ATL).




logo instagram .png
bottom of page