top of page

Grupo GT-COVID-19 entrega seu primeiro trabalho

Em julho de 2020, durante a pandemia do coronavírus, o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial – BCAST criou um Grupo de Trabalho denominado 'GT COVID-19', para tratar sobre os impactos que o vírus vem causando na aviação comercial.

Este GT conta com a participação de grandes players do setor, como os próprios operadores aéreos, ASAGOL, ANAC, CENIPA, IATA, ABEAR, SNA dentre outros. A ASAGOL, sendo membro do BCAST, foi convidada a integrar o 'GT COVID-19' e ajudar a identificar os perigos trazidos pelo coronavírus e propor medidas de mitigação.


Após diversas reuniões, foi entregue o primeiro trabalho. Trata-se de uma longa lista de perigos identificados pelos integrantes em diversos setores, como Ground Handling, Operações de voo, Operações de cabine, Organizacional, Manutenção, dentre outros. A ASAGOL contribuiu, juntamente com outros players, para a lista de perigos de Ground Handling (GRH) e Flight (FLT).



Após a entrega do primeiro trabalho, o GT deu continuidade e entregou o segundo trabalho, que trata das mitigações para os perigos levantados na primeira entrega. Neste trabalho, a ASAGOL contribuiu com medidas de mitigação relacionadas a segurança de voo (principalmente a fadiga) e bem estar do tripulante. Cada organização engajada no GT listou uma série de mitigações que já aplicam e/ou irão aplicar a partir da entrega desta segunda lista.


O resultado desses trabalhos visa a melhoria contínua da segurança operacional, bem como compartilhar entre si as mitigações que estão sendo tomadas pelas organizações.


Os trabalhos do GT não param por aí. As reuniões continuam acontecendo neste período de pandemia para que os perigos e riscos continuem sendo monitorados.


Para acessar os Boletins BCAST 01/2020 e 02/2020 entregues pelo GT, basta acessar o link: https://bit.ly/39oB92E


logo instagram .png
bottom of page