top of page

Especial ASAGOL


Caros Associados

A nova Diretoria da ASAGOL completa amanhã seus 100 primeiros dias à frente da Associação e vem através deste comunicado resumir suas principais realizações no período e principalmente agradecer ao Grupo de Voo pelo apoio e participação.

No aspecto representatividade avançamos de forma inédita na aproximação do grupo com a alta liderança da empresa, participando no monitoramento das propostas de melhoria do Comitê de Escala e nas análises estatísticas de aspectos relacionados à saúde dos tripulantes.

A grande maioria das propostas em relação à escala já foram aceitas pela empresa, demonstrando o alinhamento necessário para uma transformação robusta, sustentável e perene (http://portal.golnaweb.com.br/pt/Paginas/Operacoes.aspx). Todo esse processo terá o suporte técnico do Cmte. Cortez e as participações de representantes da ASAGOL e da Diretoria de Operações para delinear a customização dootimizador Fairness da Lufthansa. As questões envolvendo a saúde dos tripulantes (com ênfase nas dispensas médicas) estão sendo tratadas numa parceria inédita entre ASAGOL, Departamento Médico e RH da empresa. Em breve divulgaremos nossas propostas de melhoria ao grupo de voo.

Outro aspecto que reforça nossa representatividade é a participação da ASAGOL em Comitês de Instrução e Disciplina; fato que corrobora para uma melhor percepção de legitimidade e credibilidade do grupo nos processos internos da empresa.

No aspecto político temos trilhado parceria com as associações coirmãs (ABRAPAC e ATT) e com o nosso Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Esse novo momento demonstra que a classe está se reorganizando na busca de interesses coletivos para que possamos ter uma aviação moderna, justa, eficiente e ainda mais segura.

Ainda no aspecto político, temos atuado nas discussões do Projeto de Lei 434/11 que tramita no Senado Federal, reforçando a necessidade da participação de Operadores, Reguladores e Aeronautas na construção conjunta de uma nova Lei que atenda às demandas do presente e do futuro.

No aspecto Segurança Operacional fomos recentemente admitidos como Entidade-Membro do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) na 60a Sessão Plenária do Comitê realizada em Brasília entre os dias 12 e 13 de Novembro. Nesta oportunidade também foi aprovada por unanimidade a proposta da ABRAPAC para a criação de uma Comissão Nacional de Fadiga, que será gerenciada pelo Cmte. Paulo Licati e terá a ASAGOL uma das entidades participantes. Informações a respeito da reunião do CNPAA podem ser obtidas no link: http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php/component/content/article/1-comunicacao-social/901-comite-debate-a-manutencao-na-seguranca-das-empresas-aereas.

Outro aspecto importante na questão da Segurança Operacional foi a criação da nossa Assessoria Técnica liderada pelo Cmte. Garritano com um canal exclusivo para receber relatórios de prevenção: safety@asagol.com.br. Estes passos indicam claramente o caminho colaborativo, independente e assertivo desta Diretoria nos assuntos que envolvam segurança de voo.

Ainda na questão da Fadiga Humana, participamos do último fórum do FRMS (Fatigue Risk Management System) realizado em Paris nos dias 08 e 09 de Outubro (http://www.frmsforum.org) através de uma parceria inédita entre ASAGOL e SNA. Nesta oportunidade, apresentamos as entidades aos representantes da IFALPA e também estabelecemos interações promissoras com especialistas no assunto (www.asagol.com.br).

Na reestruturação interna da Associação estamos realizando um processo de auditoria através da empresa SAPRI. O pacote contratado inclui reestruturação de processos e verificação de fragilidades rumo à profissionalização da gestão. O Relatório Final da auditoria está previsto para 15/12.

Com relação aos planos PIT/PPCM temos trabalhado intensamente revisando os contratos e processos com vistas à profissionalização destes importantes produtos. Uma nova Junta Fiscalizadora, formada por quatro membros da Diretoria e seis associados, também foi formada.

Continuando nas questões internas, contratamos um serviço de Assessoria Jurídica através da parceria com o escritório Cordeiro e Albarella Sociedade de Advogados Ltda. O pacote de serviços inclui atendimento geral aos associados (por meio de agendamento prévio) todas terças e quintas das 09 às 11 horas. Recentemente, também contratamos uma Assessoria de Comunicação para que possamos aumentar a abrangência e a efetividade das nossas divulgações, fato que certamente é um dos nossos maiores desafios no momento.

Nossa primeira reunião com o Grupo de Voo foi realizada no dia 13/9 onde foram discutidos assuntos relacionados à representatividade, transparência, ética profissional, segurança operacional e isonomia na escala de voo. Uma nova reunião para tratar do abaixo-assinado contra parte das propostas de melhoria do Comitê de Escala ficou agendada para o próximo dia 22/11 às 11:00 hs no Hotel Ibis. Nesse dia também iremos realizar a nossa primeira Assembleia Geral Extraordinária (sala Brasília, Hotel Ibis) com primeira chamada para as 13:30 hs.

Em relação aos benefícios, avançamos através de diversas parcerias com estacionamentos, hotéis e escolas de idiomas. Dentre os estacionamentos firmamos contrato com o FACILITY (IBIS CGH) por 250 reais a mensalidade, o VOEPARK em GRU (www.voepark.com.br) por 145 reais a diária e o Andreas Park em Piraporinha [Rua Daniel Nunes de Castro, 84, Tel: (11) 2897-9800], próximo ao treinamento em Diadema. Com relação às escolas de idiomas acertamos parceria com a Absolute Aviation (www.absoluteaviation.com.br) e com a Professora particular Simone (11) 984313133. Com relação aos hotéis e pousadas fechamos acordo com o Hotel Palmleaf em São Bernardo do Campo (Av. das Nações, 1501, tel: 11-41265500), com o Hotel Pampas, também próximo ao centro de treinamento em Diadema (www.pampaspalacehotel.com.br) e com a Pousada do Mar em Ilhéus (www.pousadadomar.com.br).

No campo dos eventos sociais realizamos no último dia 19/10/13 a comemoração do Dia das Crianças em parceria com a Gol e o Instituto Paulo André (IPA). O vídeo do evento pode ser acessado através do link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=mvDP_4gl5XU. Ainda no aspecto social, realizamos no último dia 23/10/13 as comemorações do Dia do Aviador. O evento - fruto da parceria ASAGOL, SNA e ABRAPAC - contou com diversas atividades e teve como foco principal a recuperação do orgulho e do prestígio dos aviadores; além de sorteios de diárias e passagens através de acordo ASAGOL/GOL/Rede Tropical de Hotéis.

Nossos próximos passos à frente da ASAGOL incluem: (1) a organização de serviços de Assistente Social, (2) mudança na identidade visual da Associação, (3) implementação de um novo site para o associado, (4) mudança e modernização da sede da Associação, e (5) proposta de alteração do Estatuto e dos contratos dos planos PIT/PPCM.

Agradecemos pelo apoio dos nossos associados e nos colocamos à inteira disposição para receber críticas e sugestões (sugestoes@asagol.com.br) para que juntos possamos trilhar o caminho que desejamos para a nossa Associação.

Diretoria da ASAGOL

logo instagram .png
bottom of page