top of page

CCT 2016/2017: SNA convoca AGE para 1º de dezembro


Caro(a) Associado(a),


Dando sequência às negociações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) convocou nova Assembleia Geral Extraordinária Permanente para o dia 1º de dezembro.


Em deliberação estarão a pauta de reivindicações da categoria para renovação da CCT, bem como as autorizações para que o Sindicato dê sequência às negociações com o SNEA e instaure o dissídio coletivo caso necessário.


Já realizadas cinco rodadas de negociação persiste o impasse entre tripulantes e empresas no que tange às alterações das cláusulas sociais e aos reajustes de salários e diárias, estando os aeronautas atualmente em "estado de greve".


Confira a seguir as atuais propostas das empresas aéreas para a renovação da CCT:


- 6,5% de reajuste para salários e pisos; - 8% de reajuste para vale alimentação, seguro de vida e multa por descumprimento de cláusulas; - 6,5% de reajuste para diárias nacionais e 0% para diárias internacionais.

Apesar de terem desistido da proposta de alteração unilateral em 19 cláusulas sociais que afetam diretamente as condições de trabalho da categoria, as empresas mantiveram-se contrárias à qualquer alteração que possa favorecer os aeronautas. Os reajustes propostos para os itens econômicos também ficaram aquém do INPC para o período, que deverá fechar o mês de novembro em 8,2%.


Sendo o dia 1º de dezembro a data base da categoria torna-se ainda mais importante a presença em peso dos aeronautas na AGE, e a ASAGOL incentiva todos, sindicalizados ou não, a participarem.


Veja a seguir os locais e horários da AGE:


- Rio de Janeiro: Sede no SNA, Av. Franklin Roosevelt, 194, salas 802/805, Centro; - São Paulo: Auditório do Hotel Meliá Ibirapuera, Av. Ibirapuera, 2534, Moema; - Brasília: Auditório do St. Paul Plaza Hotel - SHS, Quadra 2, Bloco H, Asa Sul; - Porto Alegre: Representação do SNA, Av. dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta; - Campinas: Representação do SNA, Centro Empresarial Viracopos, SPE - Rodovia Santos Dumont, km 66, S/N.


Horário: 13h30 em primeira convocação e 14h em segunda e última convocação.


Diretoria da ASAGOL

logo instagram .png
bottom of page