top of page

CCT 2016/2017: Aeronautas em estado de greve


Caro(a) Associado(a),


Em Assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (21/11) o SNA apresentou o andamento da negociação com o SNEA para a renovação anual da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.


Mantendo-se inflexíveis as empresas negaram alterações nas cláusulas sociais em favor dos aeronautas, bem como reajustes nas diárias. Não obstante, ainda reafirmaram sua proposta de modificação unilateral em 19 cláusulas sociais que afetam diretamente as condições de trabalho da categoria, dentre as quais estão as folgas mensais, as acomodações dos tripulantes, o limite de tempo em solo, o limite de madrugadas e as diárias de alimentação.


Como única alteração em relação à proposta apresentada pelo SNEA na última rodada de negociações esteve um aumento de 4% para 5% no reajuste para o vale alimentação, seguro de vida e multa por descumprimento de cláusulas, índice muito aquém da inflação para o período.


Tendo em vista a posição das empresas os aeronautas não tiveram outra opção senão negar a proposta apresentada pelo SNEA, votando pela instauração do "estado de greve".


A decisão indica que os aeronautas estão preparados para iniciar uma paralisação caso não haja um acordo até o dia 1º de dezembro (data base da categoria), porém se mantém abertos para dar continuidade às negociações tendo em vista um acordo que satisfaça as demandas da categoria.


Diretoria da ASAGOL

logo instagram .png
bottom of page