Boletim ASAGOL


CONGRESSO APROVA RECURSOS PARA AERUS A madrugada da quinta-feira, dia 4 de dezembro, marcou uma importante vitória para os aposentados e pensionistas do AERUS. O Congresso Nacional aprovou após 11 horas de sessão o Projeto de Lei (PLN) 31/14, que abre crédito especial de R$ 248 milhões para pagamento da dívida do Instituto AERUS de Previdência Social, composto pelos aposentados e pensionistas da Varig, Cruzeiro e Transbrasil. Desde a intervenção judicial ocorrida em 2006, quando viram suspensos seus benefícios, os trabalhadores travavam batalha contra a União por seus direitos, alguns vindo a falecer sem os verem restabelecidos. A ASAGOL parabeniza a todos os aposentados e pensionistas do AERUS por esta vitória, aguardando a aprovação definitiva do Projeto que segue agora para sanção presidencial.


SEMINÁRIO DEBATE DIREITOS DOS USUÁRIOS DO TRANSPORTE AÉREO A ANAC realizou nos dias 4 e 5 de dezembro o Seminário sobre Regulação dos Direitos dos Usuários do Transporte Aéreo, que teve por objetivo promover o debate entre os entes ligados à atividade aérea e avançar na regulamentação da matéria, com o apoio e oitiva de demandas de todos os envolvidos. Para o Presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, é necessário repassar esclarecimentos à sociedade das características dos direitos e deveres associados ao transporte aéreo, observando também as questões relacionadas à segurança operacional. Estiveram presentes membros do Ministério Público, representantes dos departamentos jurídicos das empresas aéreas, Associações ligadas à defesa do consumidor, ABEAR, IATA, SAC, entre outros. A ASAGOL se fez representar no evento pela Dra. Cláudia Ortuño, advogada da Associação, para fins de resguardo dos interesses dos Aeronautas.


INFORMAÇÃO SOBRE OS PLANOS DE AUXÍLIO MÚTUO PIT/PPCM Conforme amplamente divulgado pela Diretoria da ASAGOL, os planos de auxílio mútuo PIT/PPCM foram recentemente modernizados no intuito de assegurar a sustentabilidade destes importantes benefícios ao grupo de voo. Dentre as principais mudanças, implementadas com o apoio maciço e democrático dos participantes, citamos: (1) o escalonamento das arrecadações por faixa etária, (2) o ajuste das mensalidades às sinistralidades efetivas das respectivas funções, (3) a política de atualizações periódicas no Regulamento, e (4) a total transparência dos montantes nos fundos à partir de 2015. Com este importante passo iniciaremos no próximo ano o novo modal de arrecadação que, certamente, irá estimular novas adesões, oxigenar o benefício e diminuir significativamente as contribuições de todos os seus participantes. A condição fundamental para que possamos atingir valores mais acessíveis para as contribuições será a adesão em grande número de novos beneficiários, bem como a adesão ao plano (II) daqueles que já fazem parte do plano (I). Aqueles que aderirem aos planos até o dia 19/12/2014 (data em que se inicia o recesso de fim de ano na ASAGOL) terão a carência correspondente ao Plano de Perda Permanente de Carteira e/ou Morte mantida em 1 (um) ano, conforme contrato vigente até 31/12/2014. Para aqueles que aderirem já no modal novo (a partir de 01/01/2015), a nova carência para o PPCM será de 2 (dois) anos faseada! Confira nos endereços a seguir as tabelas de valores e compareça na ASAGOL para tirar suas dúvidas em relação a esse novo benefício. https://www.dropbox.com/s/usl84u06v7graku/PIT-PPCM.pdf?dl=0 https://www.dropbox.com/s/f6m0dxujy1kczz7/PIT-PPCM_completo.pdf?dl=0


APORTES ESPORÁDICOS SUL AMÉRICA - DATA LIMITE Lembramos aos participantes do Plano de Previdência Sul América que a data limite para aportes esporádicos, beneficiando-se do incentivo fiscal que permite que o valor investido em previdência complementar seja abatido em sua renda bruta anual na próxima declaração do Imposto de Renda, é o dia 24 de dezembro. Para realizar o aporte é necessário solicitar o boleto na Central Sul América através dos telefones 11 3003-0836 e 0800-723-0836, informando nome completo e CPF.


ASAGOL E SNA REPRESENTAM BRASIL EM EVENTO DA IFALPA A ASAGOL e o SNA estiveram presentes ao Encontro Regional da IFALPA (International Federation of Airline Pilot´s Associations) para a região CAR/SAM (Caribbean & South America), realizado em Nassau, Bahamas, entre os dias 04 e 06 de Dezembro de 2014. Os Cmtes. Renato Costa (ASAGOL) e Osvaldo Neto (SNA) apresentaram relatório elaborado pela ABRAPAC enfatizando o cenário econômico do setor de aviação no país. Ao relatório foram acrescentadas uma série de informações relativas ao andamento da proposta da nova Lei do Aeronauta, às negociações sobre céus abertos, à integração LAN/TAM, à infraestrutura aeroportuária, ao incentivo à aviação regional e aos estudos realizados nas áreas de fadiga e radiação ionizante em grandes altitudes. O encontro foi muito produtivo e demonstrou um amadurecimento das instituições representativas dos aeronautas em toda a região, com especial atenção à recente reestruturação ocorrida no Brasil. Dentre os assuntos que causaram maior preocupação, destacaram-se alguns comportamentos anti-sindicais em poucos países da região, as disparidades entre as condições de trabalho/remuneração entre os países e os efeitos do crescimento das empresas transnacionais, com risco de transferência de mão de obra para países com condições menos favoráveis de trabalho. O evento destacou também a necessidade de união das instituições na busca por melhores condições, visando o diálogo e o compartilhamento de informações com o intuito de influenciar os rumos da aviação e da profissão de aeronauta nos próximos anos.


DEFINIDA COMISSÃO ELEITORAL PARA PRÓXIMA ELEIÇÃO DE DIRETORIA Foi escolhida em Assembleia realizada no dia 11 de dezembro a nova Comissão Eleitoral da ASAGOL, que ficará responsável por processar, fiscalizar, apurar e proclamar o resultado da próxima eleição de Diretoria, a se realizar em 2015. Passam a compor a Comissão os Cmtes Ivanildo Pereira Alencar de Carvalho e Nelson Busi Roncoli, e os Copilotos Victor Rodrigues e Fernando Brancaglion.


AUXÍLIO AO CMTE. ELIEZER Caros Associados, nosso colega Cmte. Eliezer encontra-se afastado de suas funções desde 30 de Outubro de 2012 por problemas de saúde, estando em fase final de tratamento de um quadro de Leucemia. A probabilidade de um completo restabelecimento é boa, porém o tempo prolongado de tratamento excedeu o prazo limite contratual para recebimento das diárias do seu Plano de Incapacidade Temporária, cessadas no último mês de novembro. Desde então sua renda foi bastante comprometida, colocando-o em necessidades financeiras neste final de ano. Por esse motivo gostaríamos de repassar e reforçar o pedido do Cmte. Eliezer para que todos aqueles que desejarem e puderem ajudá-lo neste momento que o façam. A seguir repassamos os dados de conta para depósito, ressaltando que qualquer quantia já terá valor inestimável. Desde já agradecemos ao grupo pela atenção e ajuda, permanecendo na torcida para que nosso colega Eliezer possa se recuperar integralmente. Dados para depósito: Titular: CARLOS ANDRÉ VALENTE MARTINS CPF: 141.303.387-30 Banco Itaú S/A. Agência 6458 Conta Poupança 12905-0


FADIGA: SAIBA MAIS SOBRE OS ESTUDOS SENDO REALIZADOS NO BRASIL No último mês de novembro foi dado um importante passo visando a segurança de voo no Brasil, com a aprovação pelo CNPAA (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) do Projeto de Investigação da Fadiga elaborado pela CNFH (Comissão Nacional de Fadiga Humana), da qual faz parte a ASAGOL. Saiba mais sobre o projeto, cuja metodologia proposta visa analisar os aspectos do desempenho humano afetados pelo déficit do sono definindo a linha de investigação da fadiga em ocorrências aeronáuticas no Estado brasileiro. A seguir estão disponíveis links com documentos e vídeos produzidos pela CNFH e compilados pelo CENIPA, com dados e informações que embasaram o estudo. Boa leitura! http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php/component/content/article/1-comunicacao-social/1333-comissao-nacioal-de-fadiga-humana http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php/galerias/videos/category/fadiga


ASAGOL SE REÚNE COM PRESIDÊNCIA DA GOL Ocorreu no último dia 16 de dezembro a quarta reunião da série histórica envolvendo a Diretoria da ASAGOL e a Presidência da Gol. Pela Gol participaram o Presidente Paulo Kakinoff, os Comandantes Quito, Sérgio Netto, Guzzo e Danilo Andrade e o Diretor de RH, Sr. Jean Carlo. Pela ASAGOL participaram os Comandantes Tulio, Torre, Renato Costa, Sorza e Espósito, além do Cop. Tiago Bertalot. Na reunião, que também contou com a contribuição técnica do Comandante Cortez, foram discutidos importantes assuntos relacionados aos processos de otimização dos pairings na escala de voo, visando melhorias no setor. O Cmte. Tulio da ASAGOL fez uma breve retrospectiva dos assuntos discutidos ao longo desse último um ano e meio (veja tabela no link http://www.asagol.com.br/files/diretorio/documentos/retrospectiva_2013_2014.pdf), salientando a expectativa da Diretoria em contribuir tecnicamente para a parametrização do sistema de rostering, implementação do FRMS, campanha de vacinação em 2015, revisão dos critérios e parâmetros para a Ponte Aérea, fortalecimento dos Conselhos de instrução e Disciplina, entre outros. Com mais esse importante passo, a Diretoria da ASAGOL reforça sua postura participativa e sempre alinhada aos interesses do Grupo de Voo que certamente trarão impacto muito positivo no engajamento dos tripulantes e na competitividade da empresa.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: