Boletim ASAGOL


RADIAÇÃO CÓSMICA E A SAÚDE DOS TRIPULANTES

Os Comandantes Amilton Camilo Ruas (ACR Consultoria Aeronáutica Ltda) e Tulio Rodrigues (ASAGOL) foram convidados pelos representantes da ATT para apresentar um estudo sobre Radiação Cósmica e seus efeitos na atividade aérea. O estudo foi desenvolvido pela ACR Consultoria Aeronáutica Ltda com o apoio do Sindicato Nacional dos Aeronautas e ASAGOL.

No evento tivemos ainda a apresentação sobre FRMS efetuada pelo Cmte. Paulo Licati (Modern Logistics), que também apresentou alguns dados recentes sobre fadiga de pilotos analisados numa parceira entre ABRAPAC, ASAGOL e Universidade de São Paulo. Dentre os participantes do evento promovido pela ATT estavam os representantes do(a) SIPLAP, SPL, SPLC, SIPLANEX, FESPLA, APLA, ACDAC, além dos representantes brasileiros do(a) SNA, ASAGOL, e ABRAPAC.


NOVAS ADESÕES AMIL

Está sendo realizada desde o início de novembro a Campanha de Novas Adesões ao Plano de Saúde Amil, que vigora até o dia 15 de dezembro.

Baixe o folder e confira as vantagens do Plano:

https://www.dropbox.com/s/xyyp41tarqqt4r0/amil_liguesaude.PDF?dl=0 Tabela de Valores:http://www.asagol.com.br/files/diretorio/documentos/Tabela.pdf Para saber mais entre em contato com a ASAGOL nos telefones e emails a seguir:

(11) 5533-4197 - (11) 95866-1910 - (11) 4034-1814 asagol@asagol.com.br ou lacourtseguros@asagol.com.br


APROVADA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO DE FADIGA DA CNFH

Foi aprovado em votação realizada na terça-feira (25/11) pelo Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) o Projeto de Investigação de Fadiga elaborado pela Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH).

Iniciativa da ABRAPAC, o projeto foi apresentado pelo Gestor de sua Comissão de Fadiga, Cmte Paulo Licati, acompanhado pela Ten. Cel. Laura, Assessora de Fatores Humanos do CENIPA, contando com o envolvimento e suporte de todos os integrantes da CNFH, dentre eles a ASAGOL, que foi representada na Sessão Plenária do CNPAA pelo Cmte. Renato Costa, Diretor da Associação.

Cerca de 50 entidades ligadas ao setor estiveram presentes, votando de forma unânime pela aprovação do projeto que estabelece metodologia de investigação da fadiga humana em ocorrências aeronáuticas para o Estado brasileiro, propiciando a criação de ferramentas que permitam sua mitigação e consequente aumento na segurança operacional.

Integram a Comissão Nacional de Fadiga Humana a ABRAPAC, ASAGOL, SNA, ABEAR, ANAC, IATA, Comissão de Óleo e Gás, Gol, TAM, Avianca, Azul, Passaredo, Líder, Vale, Embraer e CENIPA.


PL 4824/12 APROVADO EM VOTAÇÃO NA CVT

A Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou de forma unânime em votação realizada na quarta-feira (26/11) o Projeto de Lei 4824/12, que segue agora para a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), responsável pela análise de temas referentes aos trabalhadores urbanos.

Com teor semelhante ao do PLS 434/11, que regula a jornada de trabalho do aeronauta, a aprovação do PL 4824/12 na CVT é mais um importante passo em direção às mudanças na Lei do Aeronauta.

A ASAGOL, cuja diretoria esteve novamente em Brasília, agradece ao SNA, à ABRAPAC e à ATT, bem como todos aqueles que têm atuado em busca de melhorias nas condições de trabalho do grupo, em especial os aeronautas que estiveram presentes em mais este importante momento para a aviação brasileira.


ASAGOL APOIA APOSENTADOS DO AERUS

Tripulantes da ativa pertencentes às diretorias do SNA, ASAGOL e ATT manifestaram em Brasília apoio e solidariedade aos aposentados do AERUS que buscam a mobilização do Congresso Nacional para a aprovação do PLN 31/14.

O projeto abre crédito especial de R$ 248 milhões em favor do Ministério da Previdência Social para cumprimento de sentença judicial favorável ao Instituto AERUS, composto pelos aposentados e pensionistas da Varig, Cruzeiro e Transbrasil.


ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO DIA 28

Foi aprovada em Assembleia realizada no dia 28 de novembro a manutenção dos atuais valores das mensalidades associativas, aplicando aos mesmos reajuste anual correspondente ao índice do dissídio da categoria profissional, bem como a exclusão da taxa de matrícula para novos associados.


ASAGOL E GOL REÚNEM-SE EM SÃO PAULO

No último dia 28 de novembro a Diretoria Executiva de Operações da GOL e a Diretoria da ASAGOL reuniram-se para uma apresentação dos resultados da pesquisa de escala, realizada pela Boston Consulting Group (BCG) ao longo dos últimos meses, e das medidas que a empresa pretende tomar para implementar as melhorias sugeridas.

Participaram da reunião pela GOL os Cmtes Quito, Junqueira e Cortez, o Diretor de RH, Jean Carlo, e o Gerente de Escala, Henrique Baccarin, além da equipe da BCG. Pela ASAGOL estiveram presentes os Cmtes Tulio, Abicair, Torre e Renato Costa, e o Cop. Tiago Bertalot.

Durante o encontro a equipe da BCG salientou a importância do trabalho realizado pelo comitê de escala da GOL, cujos dados gerados serviram de ponto de partida para o trabalho da consultoria, e apresentou estudos detalhados que fornecerão as ferramentas necessárias à otimização da escala de voo tanto para a empresa quanto para os tripulantes.

Ficou também acertada na reunião a participação da ASAGOL no processo, que contribuirá com o conhecimento técnico e operacional de seu corpo diretivo.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: