Boletim ASAGOL


BOLETIM ASAGOL EDIÇÃO 39/AGOSTO 2015


MELHORIAS E ADEQUAÇÕES NAS ESCALAS DE VOO GOL


Reforçando o espírito colaborativo através do qual as Diretorias da ASAGOL e da GOL têm trabalhado em busca do bem-estar dos aeronautas da empresa, a Associação vêm a público parabenizar a GOL pelas iniciativas recentes, dentre as quais citamos a implantação do Grupo Ponte Aérea e a adequação das escalas especiais para o grupo dos Comissários (saiba mais clicando aqui).


A ASAGOL reitera seu apoio às mudanças visando uma escala mais equilibrada e igualitária, e se coloca à disposição para continuar auxiliando a empresa tanto do ponto de vista técnico quanto nos informativos ao Grupo de Voo.


PL8255/14: AERONAUTAS E EMPRESAS BUSCAM CONSENSO


Representantes do SNA, ASAGOL, ABEAR e das empresas aéreas Gol, TAM, Azul e Avianca encontraram-se na tarde do dia 20/08 para a primeira de três reuniões programadas para debate dos itens onde não há consenso referentes ao relatório do PL 8255/14, aprovado em julho pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados.


Entre os temas abordados estiveram folga simples, utilização de tripulação composta em voos domésticos, base contratual, remuneração para treinamentos e horas de solo, limites diários, mensais e anuais de horas de voo para operadores sem FRMS, limites de jornada diária para operadores sem FRMS e número mínimo de folgas vinculado ao DSR.


A previsão é que até o dia 2 de setembro seja enviado ao Deputado Benjamin Maranhão, Relator do Projeto e Presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), onde o PL 8255/14 tramita atualmente, o resultado dos debates.


CBA: PROPOSTA DE MUDANÇA AFRONTA AVIAÇÃO BRASILEIRA


Atentos à tramitação do PLS 2/15, que trata do limite de participação (capital) estrangeiro nas empresas brasileiras, SNA, ABRAPAC, ATT e ASAGOL foram a público expressar sua preocupação caso as mudanças propostas sejam aprovadas.


Em notas veiculadas nos jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo do dia 24/08 (clique aqui para ler), Sindicato e Associações buscaram conscientizar a sociedade para os resultados de tal alteração, que elevaria dos atuais 20% para 100% o limite de participação, abrindo caminho para entregar o controle da aviação brasileira a empresas estrangeiras.

Representantes do SNA e da ASAGOL também reuniram-se no dia 27/08 em Brasília com o Assessor do Ministro Chefe da Casa Civil, Diogo de Santana, que mostrando-se ciente da seriedade do tema e sua importância para o país posicionou-se de forma favorável ao pleito dos aeronautas a fim de evitar que o controle das empresas aéreas brasileiras passe às mãos de estrangeiros.

Ainda assim, ele ressaltou a necessidade dos aeronautas manterem o trabalho de conscientização de parlamentares e da sociedade, posição corroborada pelo Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, com quem a categoria se reuniu na sequência.


Ainda em Brasília outro importante passo no sentido da conscientização foi dado com o apoio do Senador Paulo Paim, que em discurso no Congresso destacou trechos da nota veiculada pelos aeronautas nos jornais expressando sua preocupação e solicitando apoio contra a proposta de abertura total do capital das empresas nacionais para estrangeiros.

Confira o vídeo do discurso aqui.


COMISSÃO SUGERE PENAS MAIS DURAS A BALOEIROS


Em reunião realizada no dia 27/08 a Comissão de Especialistas no Senado Federal (CERCBA) defendeu penas mais severas para coibir a soltura de balões não tripulados.

A intenção da Comissão é que a prática seja tipificada como crime também tendo em vista seu impacto sobre a navegação aérea, e não apenas questões ambientais (cujas penas são mais brandas), incorporando o tipo penal ao CBA.


Atentos ao andamento dos inúmeros Projetos de Lei que visam autorizar a soltura de balões sem chama, SNA, ABRAPAC, ATT e ASAGOL têm realizado uma força tarefa de conscientização com o intuito de obter apoio parlamentar para coibição da prática.


CNFH REÚNE-SE EM BRASÍLIA


A reunião foi iniciada pela Ten. Cel. Laura do CENIPA que fez uma breve retrospectiva das atividades realizadas pela CNFH em 2014 e início de 2015, além de apresentar um cronograma para a inclusão da análise de fala e voz na metodologia de investigação de fadiga do CENIPA.

Posteriormente foi realizada uma apresentação do projeto de Doutorado da pesquisadora Carla Vasconcelos da UFMG, que realizou um estudo preliminar sobre alguns parâmetros de voz de pilotos da aviação civil brasileira em suas jornadas de trabalho. O grande objetivo da pesquisa será correlacionar alterações na organização temporal da fala e em alguns outros parâmetros com a fadiga humana.


A terceira parte da reunião foi dedicada às discussões entre os presentes, com foco na possibilidade de utilização de dados de Cockpit Voice Recorder para a detecção da fadiga. Não houve consenso sobre o assunto entre os participantes, que também propuseram restringir a coleta de voz em dispositivos multifuncionais com a possibilidade de cruzar os dados com prognósticos de algoritmos biomatemáticos (software FAST) e medidas objetivas oriundas de actígrafos e PVT.


Os debates foram concluídos com o agendamento de uma nova reunião para o dia 21/09, oportunidade em que serão novamente convidados todos os safety´s das empresas aéreas e possivelmente representantes da manutenção. Nessa data, os membros da CNFH pretendem deliberar a respeito da utilização ou não de dados do CVR (com o devido consentimento dos pilotos) nos estudos de fadiga.


Estiveram presentes à reunião as pesquisadoras da UFMG Carla Vasconcelos e Kátia Milagres, além dos representantes da ABEAR, ABRAPAC, ANAC, ASAGOL, ATT, AVIANCA, CENIPA, Passaredo e SNA.


AGOSTO, MÊS DE COMEMORAÇÕES!


A ASAGOL celebrou na segunda quinzena de Agosto uma data mais do que especial: 10 anos de dedicação à Associação de seu contador Paulo Giovani, ou simplesmente Paulinho como é conhecido por todos, momento que tornou-se ainda mais especial por acontecer alguns dias depois da festa em comemoração ao aniversário de 12 anos da Associação, realizada no dia 13 de Agosto (veja fotos da festa).


Motivo para deixarmos aqui os nossos agradecimentos a você, associado, pelo apoio nestes 12 anos, e a você Paulinho, pela década dedicada à ASAGOL! Parabéns!


NOVA PARCERIA ASAGOL


A ASAGOL traz a você mais uma parceira com condições especiais para a contratação de seguro auto, residencial e para equipamentos portáteis, a RBM Corretora de Seguros.

Saiba mais e entre em contato clicando aqui.


PLANOS DE SAÚDE: ASAGOL E AMIL TIRAM DÚVIDAS NO D.O.!


Em setembro a ASAGOL e a AMIL estarão no D.O. de CGH para tirarem suas dúvidas sobre Planos de Saúde! Confira as datas:

- 09/09 , 16/09 e 23/09.


Aproveite esta ação conjunta entre a ASAGOL e a Amil para conhecer os planos diferenciados que a Associação oferece para você!

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: