Boletim ASAGOL


BOLETIM ASAGOL EDIÇÃO 34/JUNHO 2015


PUBLICADA PESQUISA INÉDITA SOBRE FADIGA COM PARTICIPAÇÃO DA ASAGOL


Após sua apresentação ao público durante a IV Jornada Latino Americana de Fatores Humanos no mês de abril, o trabalho "Correlação dos Prognósticos do FAST (Fatigue Avoidance Scheduling Tool) com Relatos de Fadiga de Pilotos da Aviação Civil Brasileira" acaba de ser publicado na Revista Conexão SIPAER, do CENIPA.


Ao todo 301 questionários baseados no Doc. 9966 da OACI foram respondidos de forma anônima e espontânea pelos pilotos, com sua compilação e análise revelando dados inéditos e de grande relevância para a Segurança de Voo no Brasil.


Iniciativa da ABRAPAC sob a coordenação do Comte. Paulo Licati, o estudo contou com as participações da Prof. Dra. Frida Fischer e da Dra. Daniela Wey, ambas da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, além do Prof. Dr. Luiz Menna-Barreto da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e do Comte. Túlio Rodrigues, Presidente da Associação dos Aeronautas da Gol (ASAGOL) e Pós-Doutor pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo.


Confira a íntegra do estudo publicado na Revista Conexão SIPAER clicando aqui.


Caso tenha alguma dificuldade clique aqui para acessar o artigo.


SNA E ASSOCIAÇÕES REÚNEM-SE EM SÃO PAULO


Em continuidade aos esforços colaborativos entre as entidades de classe da categoria, foi realizada na tarde do dia 08/06 a reunião mensal entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas e as Associações ABRAPAC, ASAGOL e ATT.


Dentre os temas abordados visando a qualidade de vida dos tripulantes e a segurança operacional recebeu destaque a sinergia de trabalho entre Sindicato e Associações em temas de interesse comum, em especial o PL 8255/14 (nova Lei do Aeronauta), que encontra-se em fase final de tramitação na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados.


Participaram da reunião o Cmte. Adriano Castanho (SNA), os Cmtes. Aldo e Lobo (ABRAPAC), o Cmte. Tulio e o Copiloto Tiago Bertalot (ASAGOL), e o Cmte. Max Peres (ATT).


ASSEMBLEIA CONVOCADA PELO SNA DECIDE SOBRE A PROPOSTA DE TERMO ADITIVO À CCT


Em audiência de mediação realizada na tarde do dia 10/06 no Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre SNA e SNEA/ABEAR, foi formulada proposta pelo Ministro Ives Gandra Martins Filho, Vice-Presidente do Tribunal, para elaboração do Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 (CCT) dos aeronautas.


A proposta segue agora para votação pela categoria em ASSEMBLEIA CONVOCADA PELO SNA PARA O DIA 16 DE JUNHO com primeira chamada às 13h30 e segunda chamada às 14h. Confira o Edital clicando aqui.


O teor da proposta, item por item, pode ser visto aqui.


GOL E ASAGOL DEBATEM AGENDA COMUM


Em reunião realizada na manhã da quinta-feira (11/06) em Congonhas as Diretorias da GOL e da ASAGOL debateram a agenda comum e os projetos visando as demandas e o bem-estar dos tripulantes.


Entre os temas abordados estiveram a escala de voo, benefícios, transferências de base e segurança operacional, além do panorama atual do mercado e os desafios impostos à administração da empresa.

A ASAGOL também aproveitou a oportunidade para apresentar a nova chapa para o biênio 2015/2017, que terá o desafio de representar os interesses do grupo de voo junto à alta liderança da Gol.


Participaram da reunião pela GOL seu Presidente, Paulo Kakinoff, o Diretor Executivo de Operações, Cmte. Sérgio Quito, o Diretor de RH, Jean Carlo, o Chefe dos Pilotos, Cmte. Sérgio Netto, e o Cmte. Cortez.


Pela ASAGOL estiveram presentes os Cmtes. Tulio, Abicair e Sorza, a Chefe de Cabine Thaís Pezzato, e os novos integrantes da Chapa 2015, Cmtes. Mario Amato e Tonsig, e Copiloto Tiago Bertalot.


LEI DO AERONAUTA: PL 8255/14 PRÓXIMO DE SER VOTADO


Concluindo o ciclo de debates entre Aeronautas e Empresas Aéreas na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, foi entregue pela Deputada Clarissa Garotinho o relatório final referente ao PL 8255/14 (nova Lei do Aeronauta).


Com diversas melhorias tendo em vista a vida social dos tripulantes, o texto entra esta semana no período de análise e emendas pela CVT. A previsão é que a votação seja realizada até o dia 01/07.


A ASAGOL continua atenta à tramitação da nova Lei do Aeronauta e tão logo seja definida a data da votação irá divulgá-la de forma ampla em seus meios de comunicação. Fique atento para que você também possa participar de mais este importante momento para a aviação brasileira.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: