Boletim ASAGOL


BOLETIM ASAGOL EDIÇÃO 33/MAIO 2015


Confira a seguir um resumo das atividades da ASAGOL na segunda quinzena de maio.


CNPAA REÚNE-SE EM BRASÍLIA

O Cmte. Renato Costa representou a ASAGOL na 63ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, grupo dirigido e coordenado pelo CENIPA, este mês em Brasília.

A reunião destacou-se pela entrada de dois novos membros, a Associação dos Tripulantes da TAM (ATT) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e pela apresentação por parte da ANAC da ASIPAER, assessoria da agência voltada à coordenação de assuntos relativos ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Durante a sessão também foi reativada a Subcomissão do Risco Baloeiro, que terá a participação de ABRAPAC, ABEAR, SERIPA III, CENIPA e Avianca sob coordenação da ATT. Por motivos de agenda a ASAGOL não pode estar presente à deliberação que reativou a Subcomissão, ficando de fora da composição inicial, porém salientamos que a Associação irá postular oficialmente sua entrada no próximo encontro do CNPAA.

Outros temas abordados foram a Operação de Helicópteros sob Condições IMC, o Programa para Prevenção de Incursões em Pista pelo ATC, Risco da Fauna e Safety Management System - SMS e o Treinamento com Barreira para o Acidente. A próxima reunião do CNPAA está programada para novembro deste ano.


IFALPA APOIA NOVA LEI DO AERONAUTA

Em carta endereçada à ANAC a International Federation of Air Line Pilot´s Associations (IFALPA), entidade que representa mais de 100 mil pilotos em quase 100 países, ratificou seu apoio às necessárias mudanças na Lei do Aeronauta visando adequá-la à atual realidade da aviação brasileira.

Motivado pela Nota de Repúdio do SNA, ABRAPAC, ATT e ASAGOL (leia nota aqui) à recente declaração do Vice-Presidente Regional da IATA paras as Américas, Peter cerda, na qual sugere que o projeto não irá melhorar a segurança operacional mas sim tornar as empresas menos competitivas em nível mundial, o texto destaca a importância das mudanças e o papel central da ANAC balisando os rumos a serem seguidos pelas empresas aéreas brasileiras.

A IFALPA também ressalta o empenho do Sindicato Nacional dos Aeronautas e das Associações brasileiras em apoio ao trabalho realizado pelas companhias aéreas e representantes dos pilotos visando a modificação da Lei.

Clique aqui para conferir a íntegra da carta da IFALPA à ANAC.


LEI DO AERONAUTA: NOVAS REUNIÕES MARCAM A SEMANA

Duas reuniões marcaram a segunda quinzena de maio para a nova Lei do Aeronauta (PL 8255/14), a primeira na sede da ABEAR em São Paulo no dia 20/05 e a segunda na SAC em Brasília no dia 21/05.

Em ambas se destacou a discussão sobre a regulamentação do FRMS (Sistema de Gerenciamento do Risco da Fadiga) dentro da estrutura do Projeto de Lei, com a ANAC ficando incumbida da futura regulação através de RBAC´s.

O gerenciamento da fadiga é um dos principais pontos da nova lei ante as questões relativas à jornada de trabalho, porém, conforme explicado pelo órgão regulador, o FRMS é um conceito evolutivo que depende de ajustes com o passar do tempo, e restringi-lo à regulação pelo texto da lei poderia limitar sua aplicação.

Além do FRMS também foram abordados durante a semana artigos referentes à publicação de escalas, bases contratuais, limites diários de hora de voo e jornada, limites semanais de jornada e folgas, entre outros.

Infelizmente um consenso ainda não foi possível, principalmente pelo fato das empresas não terem apresentado nenhuma proposta com aumento do número mínimo de folgas mensais.

Participaram das reuniões em São Paulo e em Brasília SNA, ABRAPAC, ATT, ASAGOL, ABEAR, ANAC, SAC e empresas aéreas, além de representantes da Federação Sindical de Pilotos da América Latina (FESPLA), da Associação Colombiana de Aviadores Civis (ACDAC) e da Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea (IFALPA).


GOL E ASAGOL EM CAMPANHA DE VACINAÇÃO


Para ampliar o atendimento aos tripulantes a GOL acaba de estender a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, ação organizada pela empresa com o apoio da ASAGOL.


Procure um dos postos de vacinação nas Bases de Aeroportos, Central de Relacionamento com o Cliente, Centro de Manutenção de Aeronaves ou na sede Congonhas da GOL e vacine-se!


Sua participação é extremamente importante para o sucesso e efetividade da campanha!

Clique aqui para visitar o Portal Corporativo da GOL e conferir todas as datas e locais onde a vacinação será realizada.


ELEIÇÕES ASAGOL: CANDIDATURA DE CHAPAS


Desde o último dia 15/04 estão abertas as candidaturas de chapas para a eleição da Diretoria da ASAGOL, que deverá ocorrer na SEGUNDA SEMANA DO MÊS DE JULHO/2015, conforme o artigo 48 do Estatuto da Associação.


Reforçamos aos interessados em apresentar candidatura que a DATA LIMITE PARA REGISTRO É 05/06/2015, devendo enviar um email comunicando sua intenção para comissaoeleitoral2015@asagol.com.br.


Para visualizar os requisitos clique aqui.


Confira também o Calendário Eleitoral no Edital de Convocação de Eleições.


OACI PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE FRMS NA AMÉRICA DO SUL

Ocorreu entre os dias 27 e 28 de Maio Seminário Regional sobre FRMS para a região da América do Sul, evento promovido pela ICAO com o apoio da IATA e IFALPA.

Pelo Brasil participaram representantes das empresas aéreas Gol (Cmte. Danilo Andrade e Cop. Bruno Chelucci) e TAM (Sra. Debby Santos), além de representantes da ASAGOL (Cmtes. Tulio e Raul Bocces), ATT (Cmte. Lengler) e da própria ANAC (Sra. Izabela Tissot). A ABRAPAC e o SNA também foram representados pelo Cmte. Osvaldo Neto, que atualmente ocupa o cargo de EVP CAR/SAM da IFALPA.

Pela ICAO participou do evento a Dra. Michelle Millar, pela IATA, o Cmte. Jim Mangie (Delta Airlines) e o Sr. Viktor Robeck. Os pilotos estrangeiros estiveram representados por diversos Sindicatos e Associações da Região e pela FESPLA e IFALPA.

O evento serviu para que a Região Sul-Americana pudesse avaliar o estado atual em que se encontram Operadores e Reguladores no tocante aos processos de implantação do FRMS, tendo sido ressaltado pelo Cmte. Jim Mangie e pela Dra. Michele Millar a grande evolução da região em relação aos trabalhos apresentados na edição anterior do evento, realizada em 2012, principalmente no tocante ao conhecimento sobre fadiga e ao aprimoramento dos processos mitigatórios de riscos através do SMS (Safety Management System).

Além das excelentes palestras realizadas pela Dra. Michelle, Cmte Jim Mangie e Sr. Viktor Robeck, também se destacou a apresentação sobre estudos de fadiga na América do Sul realizada pelo representante da FESPLA, Dr. Marcelo Muro.

O estado atual relativo ao projeto de implantação do FRMS da Gol foi apresentado pelo Cmte. Danilo Andrade e pelo Cop. Bruno Chelucci, que mencionaram o amadurecimento do grupo de voo no tocante à quantidade e qualidade dos reportes relacionados à fadiga.

A ASAGOL saúda as iniciativas da empresa para a implantação do FRMS e reforça seu posicionamento colaborativo para esse grande desafio.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: