Boletim ASAGOL


BOLETIM ASAGOL EDIÇÃO 32/MAIO 2015


Confira a seguir um resumo das atividades da ASAGOL na primeira quinzena de maio.


LEI DO AERONAUTA: ENTIDADES CONDENAM POSICIONAMENTO DA IATA EM

RELAÇÃO A MUDANÇAS

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC) e as Associações representativas dos aeronautas da GOL Linhas Aéreas (ASAGOL) e da TAM Linhas Aéreas (ATT), vieram a público este mês expressar seu repúdio a recente posição expressada pela International Air Transport Association (IATA) em virtude da votação pelo Congresso Nacional Brasileiro de nova regulamentação referente ao exercício da profissão de aeronauta no país.

Confira a íntegra da nota enviada à International Federation of Air Line Pilots Association (IFALPA), entidade que representa mais de 100 mil pilotos e engenheiros de voo em quase 100 países, clicando aqui.


AERONAUTAS DEBATEM PL 8255/14 EM SÃO PAULO

Representantes de SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT reuniram-se na manhã da terça-feira (13/05) em São Paulo com ABEAR, ANAC, SAC e empresas aéreas para debater o PL 8255/14, que regula o exercício da profissão de aeronauta, tendo em vista um acordo para o texto do projeto que tramita na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados.

Entre os pontos apresentados destacaram-se as considerações da ANAC a respeito da estrutura do Projeto de Lei, limitando-se às questões de segurança operacional relativas ao gerenciamento do risco de fadiga sem interferir em questões laborais, enquanto a ABEAR apresentou contra-proposta para alguns dos artigos da Lei, não havendo, no entanto, finalização das discussões.

Por sua vez as empresas prometeram uma proposta consistente para um número mínimo de folgas mínimas mensais, além da definição para a próxima reunião, agendada para o dia 20 de maio, dos demais itens pendentes.

O encontro aconteceu duas semanas depois de Audiência Pública na CVT, quando representantes dos aeronautas, empresas e órgãos reguladores expuseram aos deputados que compõem a Comissão sua posição em relação às mudanças propostas.

Tendo em vista a necessidade de adequação do texto da Lei do Aeronauta à realidade atual da aviação brasileira, as entidades representativas reforçam o seu empenho e expectativa para que haja uma proposta de acordo entre trabalhadores e empresas.


VARA VASP: DECISÃO LIBERA VALORES PARA EX-FUNCIONÁRIOS

Em decisão publicada no dia 13 de maio o Juízo Auxiliar em Execução do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região determinou a liberação de valores devidos a ex-funcionários da Vasp.

Estão disponíveis atualmente R$ 312 milhões, obtidos com a venda da Fazenda Piratininga no final de 2010, havendo a expectativa desses recursos serem elevados para R$ 550 milhões, com a soma dos valores arrecadados com a adjudicação e venda das Fazendas Rio Verde e Santa Luzia, sendo que esta última possui recurso ainda pendente de julgamento no TST.

Inicialmente serão liberados lotes para pagamento de dívidas de até 150 salários mínimos. Posteriormente virão lotes de 151 a 400 salários mínimos e, por fim, aqueles com valores acima de 401 salários mínimos, sempre com intimação prévia dos patronos.

Confira a íntegra da decisão clicando aqui.


DIA DO COMISSÁRIO DE VOO - RECEPÇÃO EM CONGONHAS

Dia 29 de Maio é a data em que se celebra o Dia Internacional do Comissário de Voo, e para homenageá-los SNA, ASAGOL e ATT realizarão uma recepção especial no Aeroporto de Congonhas.

Durante todo o dia os aeronautas em trânsito pelo aeroporto ou de folga em São Paulo terão um espaço para se encontrarem e celebrarem a data.

Sinta-se convidado! No dia 29/05, venha celebrar conosco!


CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Vem aí a campanha de vacinação contra a gripe, parceria entre GOL e ASAGOL.

Em breve você receberá em seu email informações sobre datas e postos para aplicação!

Fique atento!

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: