Boletim ASAGOL


Coleta de Dados Mundial sobre Fadiga


A JEPPENSEN está realizando entre os dias 15/08/14 e 15/09/14 uma coleta de dados de fadiga com tripulantes de empresas aéreas de todo o mundo. Para contribuir no processo, baixe o aplicativo CrewAlert Lite (sistema operacional iOS apenas) e siga os passos do tutorial.


É importante utilizar o survey code ABR014, lembrando que todos os dados submetidos são sigilosos.


Não deixem de participar!


Andamento do Projeto de Lei dos Aeronautas


A ASAGOL esteve presente numa série de reuniões com Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) que discutiram o projeto da nova Lei do Aeronauta. Estas reuniões foram encerradas no último dia 21 de Agosto sem que houvesse consenso em alguns dos artigos, especialmente aqueles que tratam de folgas e dos limites de jornada de trabalho. Diante do aspecto crítico destes artigos, tanto para a segurança de voo, como na qualidade de vida dos aeronautas, decidiu-se, em conjunto com o SNA e ATT, encerrar as discussões e continuar o trabalho no Senado Federal e Câmara dos Deputados. Fiquem atentos às nossas futuras comunicações.


Membros da CNFH se reúnem com o Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck


Representantes da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos se reuniram no dia 25/08/14 com o Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck, Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.


Estiveram presentes na reunião os Comandantes Tulio e Licati, juntamente com a Ten. Cel. Laura do CENIPA. No encontro, os representantes da CNFH encaminharam ofício ao Brigadeiro colocando a Comissão à disposição do CENIPA para auxiliar no processo investigativo do acidente ocorrido no dia 13/08/14 com a aeronave PR-AFA, caso a autoridade aeronáutica julgue pertinente.


O Brigadeiro foi muito receptivo em relação à postura da CNFH, mencionando que o CENIPA irá sim buscar apoio de especialistas sobre o assunto fadiga caso a investigação aponte para essa necessidade.


ASAGOL participa de Congresso sobre Radiação


A ASAGOL, em parceria com o SNA e a ACR Consultoria Aeronáutica Ltda, marcou presença na última edição da International Joint Conference RADIO 2014, realizada na Cidade de Gramado, RS, entre os dias 26 e 29 de Agosto de 2014.


Participaram do evento os Comandantes Tulio e Ruas, que aproveitaram a oportunidade para interagir com representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e de diversos setores da indústria voltados à produção de equipamentos e serviços de radioproteção.


O ponto alto do evento foi a apresentação do Dr. Cláudio Federico (IEAv, DTCA) sobre Radiação Cósmica a Bordo de Aeronaves. No estudo foi apresentada estimativa da dose efetiva de radiação ionizante nos tripulantes, combinando-se medidas realizadas em aeronave da FAB e os dados fornecidos pela ANAC a respeito da circulação aérea na América do Sul.


O Comandante Tulio saudou o importante trabalho desenvolvido pelo Dr. Cláudio e expôs para a comunidade científica a importância de uma revisão nas normativas da CNEN para seguir as recomendações da ICRP (International Commission on Radiological Protection) nas quais os tripulantes são considerados ocupacionalmente expostos à radiação ionizante, devendo possuir monitoramento periódico da dose efetiva.


Continuaremos, juntamente com o SNA e a ACR Consultoria, o trabalho de conscientização do grupo de voo, buscando soluções junto aos órgãos competentes (CNEN, ANAC e Ministério do Trabalho) que possam mitigar os efeitos da radiação na profissão de aeronauta a longo prazo.

Informações sobre o evento em Gramado podem ser obtidas no endereço:

http://www2.sbpr.org.br/radio2014/#


Reestruturação dos Planos de Auxílio Mútuo PIT/PPCM


Nos últimos meses temos nos concentrado para formatar um projeto de reestruturação dos planos PIT/PPCM. Fizemos uma primeira reunião com os nossos associados no dia 13/08/14, oportunidade em que apresentamos uma radiografia completa dos planos e uma proposta preliminar para adequar esse benefício à nossa realidade.


Ainda temos muito a debater sobre o assunto, porém temos a expectativa de apresentar uma proposta de alteração contratual já no mês de Outubro de 2014 para que os novos contratos (caso aprovados por ampla maioria) entrem em vigor à partir de 01/01/2015.


Por essa razão, compartilhamos com os nossos associados uma proposta preliminar de agenda para que todos tenham a oportunidade de solicitar suas folgas e participar ativamente do processo:


1) 09/10/14: Apresentação da proposta de alteração dos contratos dos planos PIT/PPCM e Regimento Interno ASAGOL para a Gestão dos Planos PIT/PPCM. Ambos os documentos ficarão disponíveis para consulta/votação na internet;


2) 12/11/14: Assembleia Geral Extraordinária para apurar e validar os resultados da votação online dos novos contratos;


3) 11/12/14: Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre o Regimento Interno ASAGOL para a Gestão dos Planos PIT/PPCM com respectiva consolidação de contas projetada para 01/01/2015;


4) a partir de 01/01/15: implementação do novo modal de arrecadação, caso aprovado pelos associados.


Ressaltamos, contudo, que estas datas poderão sofrer alteração em virtude da complexidade operacional/jurídica do processo em questão.


Permanecemos à disposição dos nossos associados para dirimir dúvidas e coletar sugestões que atendam ao interesse coletivo.


Filtro Solar Protege da Radiação Cósmica?


Não. Filtro solar oferece alguma proteção apenas para os raios solares ultravioleta UVA/B. Para a Radiação Cósmica, de composição altamente energética e penetrante, não existe proteção possível a bordo de uma aeronave.


A estrutura da aeronave atenua menos de 1% dos raios cósmicos, que são compostos principalmente por nêutrons, prótons, elétrons, pósitrons e fótons.


Texto adaptado da ACR Consultoria Aeronáutica Ltda.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: