24 de Fevereiro | Dia do Piloto de Helicóptero

Nesta data, 24 de fevereiro, é comemorado o Dia do Piloto de Helicóptero. Apesar de ser um dia festivo, sua celebração tem origem trágica e heróica. No ano de 1972, o Edifício Andraus, localizado na Av. São João, no centro de São Paulo, teve um enorme incêndio causado por uma falha elétrica.


Em pouco tempo, o prédio já estava consumido por fogo, não havendo nenhuma saída possível. Assim, para fugir da fumaça, a maioria das pessoas correu para a cobertura do edifício. Lá, encontraram um grupo de 12 pilotos e seus helicópteros, voando para salvá-los.


📷 Foto: Agência Estado


O incêndio, que já tomava proporções gigantescas, chamou a atenção do comandante Walmir Sayão, que fazia um voo de vistoria na região em um helicóptero Hiller FH 1100. Foi ele quem deu início a uma das operações mais complexas envolvendo helicópteros no Brasil.


📷 Fotos: Pinterest

Com o passar do tempo, aviadores eram informados do que estava acontecendo, acarretando num aumento no número de voluntários e aeronaves disponíveis. Os 12 pilotos que fizeram parte da operação resgataram cerca de 500 pessoas da cobertura do Edifício Andraus.

Em depoimento, eles contaram que a operação foi dificílima: a fumaça atrapalhava a visibilidade e o calor fazia com que os motores perdessem força.


🎥 Acervo Globo


Esta é a lista dos pilotos e das aeronaves que participaram do resgate no Edifício Andraus:


Walmyr Sayão (Hiller FH-1100 – COMASP)

Comandante Souza (Bell 204 – Governo do Estado de São Paulo)

Coronel Gilson (Bell 204 – Governo do Estado de São Paulo)

Judimar Picolli (F28A – Anhembi Aviação)

Cláudio Finatti (F28A – Anhembi Aviação)

Capitão Portugal Motta (Bell 206 – AUDI)

Carlos Zanini (Bell 206 – Pirelli)

Leo Waddington Rosa (Hughes 300 – VOTEC)

Silvio Monteiro (Hughes 300)

Sergio Bering (F28 – particular)

Coronel Fonseca (Hiller FH-1100 – Prefeitura Municipal)

Coronel Telmo Torres Ayres (Bell 206 – Indústrias Papel Simão)


© 2021 - ASAGOL

Parceiros: