top of page

Você está preparado financeiramente para a sua aposentadoria?


cofre dourado no formato de porquinho

logotipo da associação dos aeronautas da gol
Edição nº 22

Por Cmte. Adriano Pescada (Foquemos Investimentos)


Talvez você tenha tentado se planejar financeiramente alguma vez em sua vida, porém, não sabia se estava no caminho certo. Ou, então, já tenha se preocupado muitas vezes com a sua aposentadoria, mas nunca tenha colocado nada no papel. Existem alguns pontos importantes que devemos saber, para que ao chegar lá na frente você esteja seguro e tranquilo para poder aproveitar ao máximo a experiência da sua aposentadoria. Mas antes de mais nada, quero fazer uma pergunta para você refletir: você sabe com quantos anos gostaria de se aposentar? Ou melhor, com quantos anos poderá se aposentar?


Essa é uma pergunta e uma preocupação que surge logo cedo nos trabalhadores de muitos países desenvolvidos como EUA. A preparação para aposentadoria para essas pessoas é algo tão importante que se preocupam com ela a partir do momento em que começam a trabalhar. Na prática, aqui no Brasil, a realidade é um pouco diferente – há uma porcentagem muita alta de pessoas que caem nas armadilhas do consumo e prazer imediato das coisas. Dessa forma, abrem mão das conquistas e sonhos do futuro e isso, infelizmente, será uma escolha inconsciente.


Uma pesquisa recente com os pilotos da Boeing nos EUA revela que aqueles que continuam trabalhando na velhice, e aposentam-se depois da idade de 65 anos, tendem a morrer dentro de dois anos após suas aposentadorias. Em outras palavras, muitos desses aposentados tardios não vivem o suficiente. Enquanto aqueles que conseguem ter um planejamento financeiro e param de trabalhar mais cedo alcançam uma longevidade muito maior. As estatísticas mostram que a aposentadoria do grupo mais longevo geralmente gira em torno dos 57 anos. Portanto, as pessoas que se aposentam com 65 anos ou mais são minoritárias em comparação com o número de aposentados precoces.


Os aposentados que trabalham até muito tarde provavelmente colocam muita ênfase em seu corpo e mente envelhecidos, ficando estressados e desenvolvendo sérios problemas de saúde que os forçaram a parar e se aposentar. Com esses problemas, causados pelo estresse a longo prazo, eles morrem dentro de dois anos depois de se demitirem e se aposentarem.


Por outro lado, as pessoas que se aposentam precocemente aos 55 anos de idade tendem a viver com longevidade, alcançando mais de 80 anos de idade.


Este estudo nos mostra o quão importante é o planejamento financeiro, e isso independe da idade. O quanto antes começarmos a nos preocupar com nossa longevidade, mais fácil conseguiremos atingir os objetivos e sonhos do futuro.


Sabemos que o nosso modelo educacional não provoca reflexões de tão longo prazo. Parte do problema da preocupação com a longevidade está na nossa forma de pensar. Convivemos com nossos pais, avós e amigos que passaram por algum tipo de privação, somos alertados diariamente pela mídia que a reforma da previdência está por vir, deixando este benefício ainda mais longe do nosso alcance. Temos consciência de que aposentar-se hoje está cada vez mais sofrido e, mesmo assim, pouco fazemos para mudar esta situação.


Portanto, a partir de hoje, tome uma postura diferente e seja o Comandante de sua vida.


Aqui vão 5 dicas para tomar as rédeas da sua aposentadoria:


1- Preocupe-se em economizar pelo menos 10% do seu salário.
2- Não apenas saiba economizar, mas eduque-se para investir e busque os melhores investimentos para a aposentadoria de acordo com o seu perfil de investidor.
3- Caso não tenha tempo para educar-se financeiramente, busque ajuda de um profissional da área.
4- Pague-se primeiro - invista seu dinheiro e sobreviva com o restante. Lembre-se de viver em um padrão de vida que cabe no seu bolso.
5- Planeje-se e tenha metas enquanto ainda está com disposição para tal. Se um de seus objetivos é empreender, crie condições físicas, mentais e um estilo de vida adequados para esta atitude empreendedora.


Empreender demanda tempo, mas é muito motivador e gratificante quando a escolha é certa. Em outras palavras, você deve fazer com que seu novo trabalho seja algo saudável e prazeroso. Isso tudo proporcionará a você, lá na frente, o poder da escolha.


“Um pássaro que repousa numa árvore nunca teme que seu galho quebre, porque sua confiança não é no galho, mas em suas próprias asas. Sempre confie em si mesmo”. Autor desconhecido


associação dos aeronautas da gol

logo instagram .png
bottom of page