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Segurança durante as operações de taxi

Por Pedro Gomes*

Avião prestes a iniciar a operação de taxi.

Eventos de colisão de ponta de asa continuam sendo um problema para a aviação comercial. Um estudo apresentado no Safety Issue Review Meeting (SIRM) 27, da IATA, analisou dados e estatísticas relacionados a este tipo de evento e trouxe os seguintes insights:


60% dos eventos estão relacionados ao desvio da rota de táxi (aeronave saindo da yellow line);
Grande parte dos eventos ocorrem envolvendo aeronaves B737;
Um fator contribuinte em comum aos eventos são as ilusões visuais associadas aos winglets e estabilizadores horizontais.

Além disso, pesquisas indicam que a percepção de profundidade pelo olho humano, em distâncias a partir de 10 m, é imprecisa – e é justamente o caso dos winglets e da ponta de asa do B737. No NG, por exemplo, os winglets estão localizados a 26,5 m da cabine de comando, possuem uma altura de 2,4 m e sua ponta se estende 0,8 m para fora, a partir da base a que é fixado na asa.


As distâncias envolvidas e a configuração angulada do winglet dificultam o julgamento de profundidade dos pilotos quando checam a ponta de asa visualmente. Este fato é agravado quando a proximidade do winglet está sendo visualmente checada em relação a um estabilizador horizontal de outra aeronave, que possui enflechamento positivo e tem a ponta localizada além do cone de cauda.


Portanto, durante o táxi, é de extrema importância que os pilotos:


Evitem ao máximo se desviar da yellow line;
Estejam cientes de que confiar exclusivamente nos seus olhos para determinar a distância da ponta de asa em relação a outras aeronaves e equipamentos, pode levar a colisões em solo;
Permaneçam alertas a aeronaves, equipamentos de solo e estruturas físicas nas proximidades da aeronave;
Quando taxiando em locais estreitos, mantenham velocidade reduzida;
Sempre observem a presença de veículos, equipamentos e até outras aeronaves fora das faixas vermelhas de segurança do pátio.

 

*Pedro Gomes é Copiloto e Investigador da GOL Linhas Aéreas. Bacharel em Aviação Civil, MBA em Gestão de Aviação Civil e pós-graduando em Operações de Ensaio em Voo.

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