A ABRAPAC e a ASAGOL participaram na quinta-feira (23/05) da 80ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada na sede do CENIPA, em Brasília.
Para os aeronautas, o evento foi marcado pela apresentação pela Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) das conclusões e recomendações da pesquisa do Fadigômetro e do estudo sobre regulação e jornadas irregulares, conduzido pela Dra. Izabela Tissot na Faculdade de Saúde Pública da USP.
1. Recomendações do Projeto Fadigômetro:
Manter as propostas de prevenção aprovadas na 77ª Sessão Plenária do CNPAA, que foram submetidas pelo Comitê para a ANAC. Tais mitigações comprovam os efeitos adversos das madrugadas e das operações entre 02h00 e 06h00 (Rodrigues et al. 2023), representando uma boa aplicação do modelo SAFTE-FAST (pequeno falso positivo para fadiga);
Que os modelos matemáticos não sejam utilizados como única fonte de informação para a tomada de decisões do tipo “Go”, bem como não sejam usados para contrapor um reporte de fadiga, ou descartar a fadiga em cenários hipotéticos de flexibilizações (grande falso negativo para a fadiga);
Que o total de jornada (excluindo sobreavisos), o número de etapas de operações e o somatório do número de etapas com os períodos de tempo em solo acima de uma hora, computados a cada intervalo de 168 horas, sejam considerados parâmetros chave nos processos de otimização das escalas de voo, mantendo suas médias e dispersões tão baixas quanto possível (princípio ALARA);
Que a jornada total seja limitada a 44 horas a cada período de 168 horas (desconsiderando-se sobreavisos e excetuando-se as escalas com voos internacionais de longo curso);
Que o número de etapas de voo seja inferior a 16 a cada período de 168 horas;
Que o somatório do número de etapas com os períodos de tempo em solo acima de uma hora seja inferior a 20, a cada período de 168 horas.
2. Recomendações do Estudo sobre Regulação e Jornadas Irregulares:
Madrugadas (00h00-06h00) consecutivas sejam evitadas;
Jornadas de início cedo (06h01-07h59) consecutivas sejam evitadas;
Inversões de horários na mesma programação sejam evitadas;
Monofolgas sejam evitadas e, quando necessárias, restritas a programações curtas e não disruptivas. Pode-se considerar jornadas disruptivas as jornadas na madrugada, de início cedo e de longa duração (acima de 9 horas);
Tempos de solo (sit times) acima de 1 hora sejam restritos e evitados;
Tempos de repouso entre jornadas considerem durações de traslados aeroporto/hotel e vice-versa, alimentação, higiene, preparação para dormir e ir trabalhar, e algum tempo livre.
Além de importantes para a prevenção de ocorrências aeronáuticas, os resultados apresentados têm um enorme potencial para contribuir com a revisão e melhoria do RBAC 117, tornando a aviação brasileira ainda mais segura.
Estiveram presentes ao CNPAA, representando as associações, o Sr. Maurício Pontes, Analista de Safety da ABRAPAC, e o Sr. Eduardo Furlan, Analista de Safety da ASAGOL. O Cmte. Tulio Rodrigues, Porta-Voz Científico do Fadigômetro, foi o responsável por trazer os resultados das pesquisas em nome da CNFH, em apresentação que também contou com contribuições dos Profs. André Frazão (IB-USP) e Frida Fischer (FSP-USP), pesquisadores participantes do Projeto Fadigômetro.
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