top of page

Reunião da CNFH debate atualizações do Projeto Fadigômetro e melhorias na metodologia

Atualizado: 3 de fev. de 2021



No último dia 11 de abril, foi realizado um encontro da Comissão Nacional de Fadiga Humana – CNFH, na sede do SNA. Entre os assuntos em pauta estavam as últimas atualizações do Projeto Fadigômetro; acompanhamento da fadiga em controladores de voo e equipe de manutenção e melhorias na metodologia. A ASAGOL foi representada pelo seu Analista de Segurança Operacional, Eduardo Morteo, e pelo seu Diretor de Comissários, Mauro Matias.


Em relação ao Projeto Fadigômetro, o Cmte. Túlio Rodrigues (SNA) apresentou uma atualização de pontos importantes do trabalho, que inclui estatísticas gerais da amostra, efetividade mínima na fase crítica (pousos e decolagens) e área de perigo na fase crítica. O próximo passo é apresentar os resultados parciais do Fadigômetro no 17º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, no próximo mês de maio.


A fadiga no âmbito da manutenção e CTA também foi tema de discussão do encontro da CNFH. A carga de trabalho, complexidade das funções, limites prescritivos e turnos de atuação também podem gerar fadiga e afetar diretamente a segurança das operações. Entre as ações sugeridas estavam um acompanhamento dessa rotina, avaliação de escalas, reportes voluntários e avaliação e percepção de fadiga.


Melhora na metodologia e criação de manual para Investigação da Fadiga


A Ten. Simone (CENIPA) propôs os seguintes itens que visam aperfeiçoar o processo de metodologia da investigação de fadiga: identificação de elementos sistemáticos e repetitivos; levantamentos estatísticos e análise de tendências; estreitamento da relação entre contexto operacional e acadêmico e conhecimento dos processos de gestão.

A CNFH colocou como meta a criação de um manual de orientações para nortear os investigadores quanto a questão da fadiga nas ocorrências aeronáuticas.


Participantes e agenda


Além dos nomes já citados anteriormente, os seguintes representantes e suas instituições participaram do encontro:


Adriana Mattos e Ten. Simone (CENIPA); André Frazao Helene (IB-USP); Alfredo Menquini e Paulo Licati (ABRAPAC); André Nogueira (LATAM); Caio Garcia e Philipe Pacheco (Azul); Dâmaris Campos (FSP-USP); Fabiano Paes (ATL); Fernanda Cunha e Juliana Maria Nogueira (SRPV-SP/CRCEA); Flavio Tsuyoshi (SBMA); Frida Fischer (FSP-USP); Janaina Guzzardi (Avianca); Maj. Guaraciaba (Exército Brasileiro); Mariana Lima (SNA); Nathalia e Paloma Oliveira (Vale) e Raul de Souza (ABEAR).


A próxima reunião do CNFH foi agendada para 08 de agosto de 2019.

logo instagram .png
bottom of page