Resumo dos atividades


Resumimos abaixo as atividades e iniciativas da Diretoria da ASAGOL realizadas durante a segunda quinzena de Maio de 2014.

Proposta de Alteração do Estatuto Social da ASAGOL


Um dos pilares preconizados pela Diretoria da ASAGOL está relacionado à transparência de nossas atitudes visando a sustentabilidade e o equilíbrio da Associação a médio e longo prazos. Por essa razão, temos a obrigação de compartilhar com os nossos associados a necessidade iminente de uma alteração robusta do Estatuto Social da Associação.

Para obter o formato final do documento iremos inicialmente coletar todas as sugestões do nosso grupo e as respectivas deliberações oriundas da próxima Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no auditório do SNA (sede de São Paulo) no dia 05/06 às 13:30 em primeira convocação e 14:00 em segunda e última convocação.

Após esta Assembleia, iremos disponibilizar a versão final do projeto que será votada na Assembleia Geral Extraordinária marcada para depois da Copa do Mundo, mais especificamente, para o dia 17/07/14.

Pedimos então aos nossos associados que façam um esforço adicional e agendem uma folga para esse dia, lembrando que o prazo para solicitação na empresa se encerra dia 05/06.

Para aqueles que não puderem comparecer e quiserem tomar parte da votação, disponibilizamos um esquema de procurações que serão colhidas até o dia 16/07/14 pelos nossos membros da Diretoria e por alguns tripulantes que se prontificaram a ajudar nesse processo.

O êxito para essa etapa de vital importância para o futuro da ASAGOL dependerá da adesão maciça do grupo, fato que irá consolidar o reconhecimento de que estamos cumprindo com a nossa missão e responsabilidade para o biênio 2013-2015.

Caso tenham dúvidas ou sugestões em relação ao projeto pedimos que enviem um e-mail para sugestoes@asagol.com.br ou entrem em contato com a associação pelo Tel: (11) 55334197.

Contamos com vocês!


Inauguração da Nova Sede da ASAGOL


A inauguração da nossa nova sede já está agendada para o dia 17/7. Não esqueça de pedir a sua folga e participar da confraternização. Maiores informações serão fornecidas em breve pelos nossos canais de comunicação!


Comissão Nacional de Fadiga Humana: Apresentação do Boeing Alertness Model (BAM)

No último dia 23/05, os membros da CNFH tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do Sr. Tomas Klemets, que descreveu os ingredientes principais do modelo bio-matemático sobre fadiga desenvolvido pela parceria Boeing-Jeppesen (Boeing Alertness Model). O excelente conteúdo apresentado pelo Sr. Tomas contribuiu significativamente para o aprimoramento técnico e científico dos membros da CNFH. Foram apresentadas algumas aplicações interessantes do aplicativo BAM em sistemas de gerenciamento do risco da fadiga implementados em empresas aéreas.

No final da reunião, os membros da CNFH decidiram pela inclusão da IATA na Comissão, cujo representante nas discussões será o Sr. Alexandre Fregnani.

A próxima reunião da CNFH está agendada para o dia 06/06.


I Fórum sobre Radiação Cósmica e Saúde do Aeronauta

Ocorreu no último dia 29/05 o I Fórum sobre Radiação Cósmica e Saúde do Aeronauta. O evento, que representou o primeiro passo para que os participantes pudessem tomar conhecimento das principais características de exposição à radiação ionizante na profissão de aeronauta, foi fruto da inciativa da ACR Consultoria Aeronáutica Ltda e do apoio logístico do SNA.

A abertura dos trabalhos foi efetuada pelo Comte. Castanho, que deu as boas vindas à audiência, saudando a participação de representantes do SNA, ASAGOL, ABRAPAC, ANAC, USP e CTA. Posteriormente, o Comte Ruas realizou uma apresentação muito interessante e abrangente, mencionando conceitos básicos sobre radiação cósmica galáctica e a radiação cósmica oriunda do Sol (tempestades solares). Também apresentou os principais softwares disponíveis no mercado que estimam a dose de radiação ionizante em função do nível de voo e do tempo de exposição. Descreveu algumas características de dosímetros de bordo, bem como peculiaridades inseridas nas legislações dos EUA, EUROPA, CANADÁ e JAPÃO. Por fim, apresentou recomendações e limites de exposição preconizados pelo FAA, ICAO, IFALPA e ICRP (International Commission of Radiological Protection).

Na segunda parte do fórum, os participantes assistiram a duas apresentações destinadas ao público mais especializado realizadas pelos pesquisadores Dr. Claudio Federico (Instituto de Estudos Avançados do Centro Tecnológico Aeronáutico - IEAv/CTA) e Prof. Dr. João Arruda-Neto (Instituto de Física - Universidade de São Paulo).

O Dr. Cláudio apresentou diversos projetos e estudos realizados pelo IEAv e algumas medidas de radiação em altitude efetuadas pelo laboratório utilizando aeronaves da FAB. Já o Prof. Arruda descreveu alguns dos principais mecanismos de interação da radiação ionizante com o DNA humano, salientando que não existe um limite inferior de dose de radiação ionizante 100% seguro para o material genético.

O Comte. Tulio manifestou que a ASAGOL apoia a formação de um grupo de trabalho, em colaboração com o IEAv e outros Centros de Pesquisa/Universidades, para atuar nesse assunto muito complexo e de suma importância para a atividade aérea.

Já na seção designada aos debates, os participantes do fórum foram surpreendidos com a presença do Sr. Marcos Cesar Pontes, Embaixador da Organização Das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e primeiro Astronauta Brasileiro. O Sr. Pontes felicitou os integrantes do fórum e declarou seu total apoio para as iniciativas que possam fomentar a interação entre a Indústria e os Centros de Pesquisa/Universidades.

Os próximos passos para enfrentar esse tema muito desafiador e abrangente serão discutidos oportunamente pelas entidades representativas da categoria.


Novas Regras da ANAC para as Operações na Copa do Mundo FIFA 2014


A ASAGOL mantém sua posição contrária às recentes medidas anunciadas pela ANAC (resoluções 316 e 317) por entender que possuem um impacto negativo nas margens de segurança operacional. Conforme divulgado pela Agência, tais resoluções preveem multas desproporcionais a Operadores que “descumprirem” as restrições de uso impostas pela ANAC nos principais aeroportos, inclusive com a possibilidade de suspensão de habilitação técnica para os pilotos da Aviação Geral.

A Agência, representada por seu Presidente e demais Diretores do alto escalão, se comprometeu em analisar as colocações apresentadas

pelas diversas entidades representativas em reuniões realizadas nos dias 19 e 22 de Maio. Permanecemos atentos para os futuros desdobramentos e com a expectativa de que tais resoluções sejam reanalisadas de forma a evitar que fatores adicionais possam exercer pressão no modal aéreo durante as operações no período da Copa do Mundo 2014.


Dia do Comissário


A ASAGOL, em parceria com o SNA e a ATT, promoveu no dia 30/05 um evento no Aeroporto de Congonhas destinado às comemorações do Dia Internacional do Comissário de Bordo. O objetivo principal do encontro foi a confraternização do nosso grupo de comissários que também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nova estrutura representativa da categoria.

No final do evento houve sorteio de máquinas de café Dolce Gusto, cujos vencedores são apresentados abaixo:

(1) Valesca Pinheiro; (2) Carlos Bueno; (3) Iara Marcioni; (4) Rúbia Reis; (5) Débora Patrícia.

Nossos parabéns aos ganhadores!

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: