top of page

Reportes de Segurança: não deixe de fazê-los!



Uma das principais fontes para se identificar perigos na atividade aérea é o sistema de reporte de segurança, especialmente o sistema de reporte voluntário, que possui um papel fundamental para tornar o perigo conhecido ao operador aéreo. Dessa forma, o time de Safety tem condições de analisar e propor medidas de mitigação e/ou eliminar o perigo.


Uma importante ferramenta disponível aos tripulantes da Gol para reportar situações que afetam a segurança é o AQD. Esta ferramenta, acessível através de aplicativo e plataforma web, tem como principais características a confidencialidade e a não punição, encorajando as pessoas a reportarem qualquer perigo que afetou ou venha a afetar a segurança de voo.


Para um efetivo gerenciamento dos riscos é necessário que o setor de Safety seja alimentado com informações advindas do grupo de voo. Essas informações, uma vez conhecidas, podem ajudar outras pessoas a não experimentarem o mesmo tipo de evento.


No que se refere à fadiga, o RBAC n° 117 – Emenda n° 00, item 117.21 Obrigações dos tripulantes, alínea (b) diz que “Nenhum tripulante pode aceitar operar uma aeronave se, considerando as circunstâncias do voo a ser realizado, tiver razões para acreditar que esteja, ou provavelmente venha a estar sob o efeito de fadiga que possa prejudicar o seu desempenho de modo a afetar a segurança da operação”. E na alínea (c) diz que “Um tripulante empregado por um operador deve, antes de qualquer jornada, informar ao operador qualquer situação que o esteja afetando, ou seja, relacionado a jornada, sobre a qual tenha razão para acreditar que pode afetar sua capacidade de atender às políticas de gerenciamento de risco da fadiga ou os limites operacionais e requisitos dos apêndices aplicáveis ao operador”.


Não esperem o incidente/acidente acontecer. Toda e qualquer situação que possa afetar a segurança de voo, por menor que seja, reporte! Só assim você estará colaborando para um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para você e seus colegas.

E lembre-se: Só é possível mensurar e mitigar aquilo que é conhecido.

logo instagram .png
bottom of page