Mais um importante passo foi dado esta semana pelo Projeto Fadigômetro, ao serem apresentados os resultados e recomendações de segurança do estudo durante a 76 ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA).
Em palestra realizada pelo Cmte. Tulio Rodrigues, porta-voz científico do Fadigômetro, foram abordadas as causas raízes da fadiga nas escalas de voo, com especial atenção para os efeitos adversos das operações na madrugada.
A análise dos dados compilados pelo Fadigômetro levou às seguintes recomendações de segurança, apresentadas ao CNPAA:
1. Que as quantidades de madrugadas e operações entre 2 e 6 da manhã sejam consideradas indicadores chave de performance (KPI) durante o processo de confecção das escalas de voo, de maneira a mantê-las em quantidades per capitas tão baixas quanto possível, com a menor dispersão possível entre os tripulantes;
2. Que as escalas publicadas e executadas não contenham mais de 10 madrugadas em um período de 30 dias consecutivos;
3. Que as escalas publicadas e executadas não contenham mais de 15 operações de pousos e/ou decolagens entre 2 e 6 da manhã em um período de 30 dias consecutivos;
4. Que sejam envidados esforços para limitar a 10 operações de pousos e/ou decolagens entre 2 e 6 da manhã em um período de 30 dias consecutivos.
Os pesquisadores e entidades responsáveis pelo Projeto Fadigômetro também submeteram à Plenária do CNPAA, por meio da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH), um pedido de apoio à pesquisa e endosso às recomendações de segurança pelas entidades membro, ficando decidido que uma resposta será dada no prazo de 30 dias.
Além dos resultados e recomendações do Fadigômetro, também foram apresentadas na Plenária do CNPAA os estudos e ações dos Comitês e Grupos de Trabalho brasileiros voltados à aviação geral, aviação comercial, infraestrutura aeroportuária, helicópteros e risco da fauna.
O evento ainda contou com a participação do Embaixador do Brasil na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Sr. Norberto Moretti, com uma apresentação intitulada "De Olho na Aviação".
Sobre o Fadigômetro
Projeto de pesquisa pioneiro no mundo, o Fadigômetro tem como objetivo a criação de um banco de dados sobre o estado de alerta das tripulações da aviação regular brasileira durante suas jornadas de trabalho, permitindo a propositura de métodos para a análise do risco da fadiga e estratégias para sua mitigação.
O estudo tem ABRAPAC, ASAGOL, ATL e SNA como entidades idealizadoras e financiadoras, e conta com a inestimável participação e suporte científico da Faculdade de Saúde Pública, do Instituto de Física e do Laboratório de Ciências da Cognição do Instituto de Biociências da USP.
Acesse www.fadigometro.com.br para saber mais e participar!
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