top of page

PPCM: Alteração na forma de pagamento

Pautada pela transparência que a ASAGOL direciona às suas ações, trazemos hoje uma importante informação acerca de uma alteração na forma de pagamento das indenizações do Plano de Auxílio Mutuo PPCM – Perda de Carteira ou Morte.


Como é de conhecimento, o Plano de Auxílio Mútuo PPCM da ASAGOL é o único plano direcionado aos tripulantes da GOL, que dá cobertura de pandemia tanto para as situações de Perda de Carteira quanto para as de Morte.


Desde o início da pandemia, em março de 2020, a ASAGOL, como Interveniente, vem gerenciando a administração dos Planos PIT/PPCM para que os mesmos continuem viáveis, sólidos e disponíveis em todo tempo para os associados que deles participam.

No período de abril de 2020 a março de 2021 foi, inclusive, possível isentar o pagamento das mensalidades do PPCM para todas as funções, tendo a cobrança sido retomada em abril de 2021 para as funções de Comandante e Comissário ao se constatar a necessidade de arrecadação para que fosse mantida a saúde dos fundos – exceção feita aos copilotos, que mantiveram a isenção em razão do respectivo plano não ter tido nenhuma perda de carteira no último ano.

Contudo, a ASAGOL, acompanhando o cenário de incertezas decorrente das infecções por Covid-19, em particular as situações de sequelas pós Covid que podem vir a gerar perdas de carteiras, verificou a necessidade de realizar uma alteração no formato de pagamento do benefício PPCM (Perda de Carteira ou Morte), que até então era realizado à vista ou em 03 vezes, e passará ao formato de pagamento parcelado em até 60 vezes.


Tal medida, conforme previsão contida no Regulamento dos Planos, adotada de maneira conservadora e preventiva, se faz necessário para garantir que os Planos continuem sustentáveis e que todas as pessoas e famílias que necessitem receber o benefício, no caso de perda de carteira ou morte, tenham acesso ao mesmo.

Apesar de não desejada, esta é uma atitude de resguardo, pautada na prudência e tomada de maneira responsável com a administração dos planos, bem como sensível ao atual momento – onde destaca-se a redução salarial dos associados, quando um aumento de mensalidades ao invés do parcelamento das indenizações traria impacto financeiro direto sobre os beneficiários do plano.

Lembramos a todos que o Plano PPCM, idealizado pelos Associados e administrado pela ASAGOL, existe desde 2004 e até o presente momento pagou cerca de 23 milhões de reais, entre perdas de carteira e morte.

Tal resultado é fruto de uma administração responsável e que, mesmo em meio a desafios como o que vivemos atualmente diante da pandemia instalada, atende aos beneficiários dentro das suas necessidades, conforme previsão contratual, mantendo-se sólido, saudável e sempre disponível para pagamento quando requisitado.


Salientamos que a deliberação pelo pagamento parcelado em até 60 vezes será mantida até que seja possível estipular um prazo menor para o pagamento ou até mesmo retomar o pagamento no formato anterior, de forma segura à sustentabilidade dos planos.

 

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a ASAGOL pelos telefones a seguir:


• (11) 97691-6599

• (11) 95742-2044


A ASAGOL também coloca à disposição dos associados os relatórios financeiros/contábeis dos planos. Para vê-los, basta entrar em contato e agendar uma visita à sede da associação, uma vez que nossos funcionários seguem trabalhando via home office.



logo instagram .png
bottom of page