Pesquisa: Qualidade de vida no trabalho


Caro(a) Associado(a),


Este projeto de Pesquisa-Intervenção objetiva realizar um diagnóstico de Qualidade de Vida (QVT) dos pilotos da aviação regular brasileira, com vistas à promoção do bem-estar, da eficiência e eficácia do serviço aéreo prestado e da segurança de voo de tripulantes e usuários do transporte aéreo.


Afinal, quais são as fontes de bem-estar e mal-estar no trabalho dos pilotos da aviação regular brasileira?


Se você é piloto da aviação regular e deseja participar da pesquisa, escreva para qvtpilotos@gmail.com. Nós lhe enviaremos um código, aleatório e confidencial, para o acesso ao Inventário, disponível no link http://www.ergopublic.com.br/qvtpilotos. Você também encontrará o link de acesso ao Inventário divulgado no site das instituições parcerias da pesquisa.


O Inventário também poderá ser preenchido em papel nos D.O.s dos aeroportos de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre, quando houver um membro da equipe de pesquisa no local.


O resultado do diagnóstico fornecerá subsídios para a elaboração de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Isso possibilitará a SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT um diálogo de natureza científica com as empresas aéreas para a promoção da QVT como uma ferramenta efetiva, complementar e forma de Gerenciamento de Riscos na Aviação.

A participação no diagnóstico é voluntária. Não será necessário se identificar. Os dados serão tratados de modo agrupado. A confidencialidade das respostas está garantida. Estamos à disposição para dúvidas e sugestões sobre o projeto.


Realização e parcerias:


- Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB); - Núcleo de Ergonomia da Atividade, Cognição e Saúde (ECoS); - Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA); - Associação Brasíleira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC); - Associação dos Aeronautas da GOL (ASAGOL); - Associação dos Tripulantes da TAM (ATT).

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: