top of page

Novembro Azul e a nossa luta contra o câncer de próstata e o preconceito

Por Cíntia Yoko Morioka e Eduardo Morteo Bastos


Amigos aeronautas, vamos falar um pouco sobre os aspectos que envolvem esta doença que mata 1 a cada 35 homens que são acometidos por ela? 1 em cada 6 homens poderão ter câncer de próstata no decorrer da vida.


O diagnóstico precoce é a maior arma que temos na luta contra este tipo de câncer. Para isso, o screening que inclui exames laboratoriais e o exame de toque retal devem ser realizados já a partir dos 40 anos em alguns casos. Pacientes operados em estágios iniciais podem alcançar a cura e ter uma sobrevida maior.


Antes de mais nada é importante dizer que a taxa de sucesso do tratamento é bastante otimista, quando o homem, a partir dos 40 anos, inicia o acompanhamento da próstata através de exames anuais. Infelizmente, alguns daqueles adoecidos que morreram tiveram este desfecho, devido ao preconceito em realizar um simples exame de toque retal e não tiveram acesso a outros exames mais complexos (e caros). Vamos falar mais sobre isso neste texto.


O que é a Próstata?


A próstata é uma glândula, localizada próximo ao reto e a bexiga urinária. O tamanho desta glândula tende a aumentar, conforme envelhecemos. Entretanto, quando existe alguma condição na próstata (como câncer), o seu tamanho aumenta muito mais. Em estágio inicial, costuma não apresentar sintomas. Em estágios avançados pode apresentar dificuldade de urinar, pois a uretra que passa “por dentro” da próstata, acaba dificultando o fluxo da urina. Por outro lado, este pode ser um sintoma de uma doença benigna como a hiperplasia benigna da próstata. Por isso que ao observar esta dificuldade, é recomendado que você se consulte o mais rápido possível com um urologista. Somos pilotos e comissários e a nossa filosofia de operação é sempre “Safety First”. Vamos levar isso para a nossa saúde?


Outros sintomas em estágios avançados: sangue na urina ou esperma e dor óssea.


Para que serve a Próstata?


A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, que constituem o esperma. Logo atrás da próstata, estão as glândulas chamadas de vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen. A uretra prostática, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, atravessa a glândula.


Sobre o Câncer de Próstata


É a consequência do crescimento anormal de células da próstata. Esses cânceres se desenvolvem a partir das células da glândula, podendo inclusive, se espalhar para outras áreas do corpo. Quase todos os cânceres de próstata são adenocarcinomas.


Exames usuais para determinar as condições da próstata


Uma série de exames são realizados para determinar as condições da próstata e alguns deles são boas formas de determinar o diagnóstico de câncer. Entretanto, um deles, segundo especialistas é o mais adequado pela agilidade, confiabilidade, utilidade para diagnóstico e baixo custo: trata-se do exame de toque retal. Tenham atenção senhores, pois em alguns screenings os níveis de PSA estão normais, mas com o resultado do toque retal alterado. Por outro lado, um PSA alterado associado ao toque retal sem alterações pode se sinal de outras doenças benignas.


O toque retal propõe avaliar o tamanho da próstata, sua textura, consistência, apagamento de sulcos e rigidez. Na maioria das vezes, a dor durante o exame pode ser secundária a problemas proctológicos (e.g. fissura anal e/ou hemorroidas). Trata-se de um exame muito rápido e o paciente poderá sentir somente um pequeno desconforto temporário. O problema é que para uma parcela significativa dos homens, o desconforto maior é psicológico.


Preconceito mata


Historicamente (e infelizmente) a sociedade segue um modelo patriarcal no qual não se admite que o homem se coloque em uma posição passiva, em um sentido figurado e literal. Quem nunca ouviu a expressão “o homem não chora” ou que homens não podem expressar os seus sentimentos, pois se tornam fracos perante os seus pares? Sobre este exame, muitos homens temem que ao se submeterem a este processo, acabem diminuindo a sua masculinidade e o seu papel de homem em sua comunidade.


É importante desmistificar e informar que não existe nenhuma comprovação científica de que exame de toque retal influencie na “masculinidade” do paciente. O que é comprovado pela ciência é que este sentimento que muitos homens que se consideram heterossexuais nutrem, é uma consequência de uma série de preconceitos relacionados com estereótipos.

Vale muito a pena que o leitor considere a importância deste exame. Será que vale mais a pena correr risco em não se cuidar ou então usar como opção exames menos interessantes para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, do que realizar o exame de toque retal?


Fatores de Risco


A obesidade e sedentarismo são dois agentes que elevam o risco, tabagismo, etilismo, bem como alimentação rica em carnes vermelhas e gordurosas, dieta pobre em vegetais e frutas, poluição, grande e regular exposição do organismo a metais como ferro, chumbo, cádmio e cromo, derivados da borracha, etnia (população negra tem maior incidência e a asiática menor), elevadas taxas de estrogênio ou até mesmo testosterona, síndromes do sono e exposição a radiações ionizantes e cósmicas. Infelizmente, o aeronauta está bastante exposto aos fatores de risco citados e inclusive, na literatura médica, o câncer de próstata em aeronautas apresenta alta incidência.


Entretanto, o principal fator de risco está relacionado à genética. Existe um risco importante, caso gerações anteriores tenham desenvolvido câncer e a preocupação deve ser maior, caso um irmão, pai, tio ou avô desenvolvam a doença. Mais ainda, caso haja câncer de próstata em entes familiares com idade menor que 65 anos.


Prevenção


Não existe uma fórmula mágica e a prevenção gira em torno do trivial sugerido para diversas doenças: boa alimentação, estilo de vida saudável, evitar exposição grande e regular a substâncias cancerígenas e manter em dia o check-up. É recomendado que o controle seja realizado a partir dos 40 anos, principalmente em casos de histórico familiar positivo. Qualquer médico pode solicitar os exames laboratoriais. Existem outros exames complementares que o urologista poderá solicitar.


Sobre o toque retal


É um exame realizado no consultório médico, rápido, não necessita de “lavagem do intestino”. O médico usará luvas, uma pomada anestésica para o conforto do paciente, que poderá voltar as suas atividades normais logo após o exame. Também é importante mencionar que este procedimento não causa feridas. O sigilo médico é sempre mantido e para o profissional faz parte de um exame de consulta habitual, por isso, não precisa se sentir “envergonhado”.


Qual especialidade procurar?


Hoje, no sistema básico de saúde, o médico de família faz o screening. O cirurgião oncológico ou proctologista podem realizar os exames, mas a grande maioria será encaminhada para o urologista.


Considerações finais


O Novembro Azul é o mês de conscientização do câncer de próstata, mas a consulta médica pode ser agendada em qualquer tempo.


Caso seja diagnosticado em estágio precoce, existem hoje técnicas cirúrgicas que podem ajudar a evitar a disfunção erétil. Portanto, a prevenção e o diagnóstico precoce são as maiores armas para manter a qualidade de vida, incluindo a sexual, do paciente.

logo instagram .png
bottom of page