top of page

Novembro Azul


Por Andressa Diniz, Analista de Bem-Estar da ASAGOL


No mês de novembro é a cor azul que representa a saúde dos homens e a prevenção das doenças que os acometem diretamente. Em especial, temos a conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata. O objetivo é fomentar o compromisso e o autocuidado pela saúde, alertando e destacando a importância do comparecimento das consultas regulares ao urologista para a realização de exames.


Homens com mais de 45 anos devem realizar exames preventivos anualmente. Caso haja histórico de câncer na família, recomenda-se realizar os exames mais cedo, a partir dos 40 anos de idade.


A campanha do Novembro Azul foi iniciada no Brasil em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que aumentou com o domínio público engajando milhões de pessoas a buscar a prevenção e o tratamento do câncer de próstata.


Segundo pesquisas feitas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, um a cada 36 homens morrem da doença no mundo. No Brasil são mais de 12 mil homens diagnosticados todos os anos e quase 50% dos homens brasileiros não se consultam com urologista, dados consideráveis para alertar a população brasileira.


Apesar do câncer ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja descoberto precocemente. A consulta com o urologista periodicamente é fundamental para a prevenção do câncer de próstata. Além de cuidar de outros âmbitos na saúde do homem, faz com que eles se conscientizem de todo processo de doenças relacionadas ao mundo masculino.


A doença pode não apresentar sintomas em sua fase inicial, em alguns casos os sinais são parecidos com o crescimento de um nódulo benigno da próstata com os sintomas de dificuldade de urinar ou urinar muitas vezes durante o dia e noite. Quando a doença já está mais avançada o paciente pode ter dores na região, com complicações nos rins e outros órgãos.


O Novembro Azul vem alertar toda a população e mostrar, principalmente para os homens, que cuidar da saúde também faz parte do seu cotidiano. Caso seja confirmado o diagnóstico de câncer, a campanha reforça o cuidado e a empatia de inserir o homem em um enfrentamento diante da doença em toda essa jornada, desde a descoberta até o tratamento e a cura.


Referências:

logo instagram .png
bottom of page