top of page

Live | Aposentadoria, e agora?

Aposentar-se não significa virar passageiro. Saiba como lidar com esse novo momento de vida.

O psicólogo e aeronauta Mauro Matias, junto com as psicólogas e sócias fundadoras da ABRAPAV, Márcia Molinari e Maria Helena Franco, farão uma Live pela ASAGOL na quinta-feira (25/06), às 9h30, para falar sobre a aposentadoria do ponto de vista psicológico.

O luto profissional pelo fim da carreira, o ócio e como trazer sentido a essa nova fase serão alguns dos temas abordados!

Não perca a transmissão, assista pelo canal da ASAGOL no Youtube! Quinta-feira, às 9h30, esperamos você lá!

Aproveite para também seguir o canal e ser avisado quando essa e outras transmissões forem ao ar!


Diretoria da ASAGOL

________________

Sobre os participantes:

Mauro Matias: Aeronauta, psicólogo com capacitação multidisciplinar em medicina do sono pelo Instituto do Sono; especialista em neuropsicologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein; pesquisador em saúde do aeronauta e autor do primeiro mapeamento de saúde do aeronauta brasileiro. Atua em consultório no Superae (SUPERA) com publico alvo de tripulantes.

Maria Helena Pereira Franco: Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, com pós-doutorado pela Universidade de Londres em 1995 e na University College London, em 1994. Professora Titular da PUCSP, Fundadora (1996), coordenadora, supervisora clínica do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu, da PUCSP. Psicoterapeuta de pessoas, famílias e comunidades enlutadas. Idealizadora e Cofundadora (1998) do 4 Estações Instituto de Psicologia, onde permaneceu até janeiro de 2019. Fundadora (2001) e coordenadora até janeiro de 2019 do Grupo IPE – Intervenções Psicológicas em Emergencias. Presidente da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos e Intervenções sobre o Luto - ABMLuto, fundada em 2019. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Psicologia da Aviação (ABRAPAV).

Márcia Regina Molinari Barreto: Psicóloga, Mestre em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos – Fundação Getúlio Vargas. Professora visitante do Curso de Especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2004 a 2011. Professora do Curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade Estácio de Sá de 2003 a 2010. Cadastrada na ANAC como facilitadora em CRM (Crew Resource Management). Experiência de mais de 25 anos em Psicologia aplicada à segurança de voo e do trabalho, atuando principalmente nas seguintes áreas: investigação e prevenção de acidente aeronáutico, vistoria de segurança operacional, suporte psicológico após-ocorrência de acidente e treinamentos na área de aviação. Membro da European Association for Aviation Psychology (EAAP), Sócia fundadora e atualmente Presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Aviação (ABRAPAV).

logo instagram .png
bottom of page