top of page

Healthy and Safety Bulletin: Efeitos da Altitude – Bloqueio do Sinus

Atualizado: 25 de abr. de 2019


Edição nº 23

por Eduardo Morteo e Fernanda Bastos


Durante subidas e descidas, a pressão do ar dentro dos sinus (cavidades ocas localizados nos seios da face) equaliza com a pressão da cabine da aeronave através de pequenos canais que ligam os sinus dos canais nasais. Infecções no trato respiratório superior, bem como gripes, sinusites ou rinite alérgica podem produzir congestão nasal o suficiente para diminuir essa equalização e conforme a diferença de pressão entre cabine os sinus aumenta, eventualmente fecham esses canais nasais. Esse “bloqueio dos sinus” ocorrem mais frequentemente durante a descida.


O Bloqueio dos Sinus pode ocorrer na área frontal dos seios da face, localizados acima das sobrancelhas ou na região maxilar, acima das bochechas. Isso normalmente produz dores agudas sobre a região dos seios da face. No caso dos bloqueios na região maxilar, pode também causar dores nos dentes superiores. Muco com sangue pode ser liberado das vias nasais.


A prevenção para o bloqueio da sinus é não voar quando estiver com infecção no trato respiratório superior ou rinite alérgica forte. Por vezes o uso de descongestionantes nasais em spray ou gotas podem não ser as opções mais adequadas como tratamento. Descongestionantes orais geram efeitos colaterais que podem prejudicar a performance do piloto.


Se não houver a equalização da pressão nos seios da face após o pouso, é recomendado que se busque ajuda médica.


A ASAGOL recomenda que os aeronautas evitem voar com congestões, sinusite e outras condições que possam causar dor, diminuição da performance cognitiva e procurem um médico especialista em medicina aeroespacial. Eles são mais capazes de entender como o meio no qual os aeronautas trabalham, podem prejudicar a saúde dos pilotos e comissários. Existem alterações importantes na temperatura, umidade e pressão da cabine, bem como a incidência de radiações (ionizante e não ionizante) que podem ter efeitos nocivos ao nosso corpo e saúde (física e mental).


A associação oferece uma parceria com a dra. Cintia Yoko Morioka, especialista em medicina aeroespacial. Ela também atua na cirurgia geral, cirurgia oncológica, gastroenterologia e também é médica do trabalho credenciada na Organização Mundial das Nações Unidas – ONU.


Para agendar uma consulta ligue para o número (11) 2293-2362. O consultório está localizado no bairro Bela Vista, próximo da Avenida Paulista.



logo instagram .png
bottom of page