top of page

Fadigômetro é apresentado no FRMS Forum 2019

Atualizado: 3 de fev. de 2021

A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, foi sede do FRMS Forum 2019, realizado nos dias 01 e 02 de outubro. A ASAGOL foi representada pelo Cmte. Tulio Rodrigues, diretor da associação, que participou de duas apresentações: um painel sobre escala de voo e estratégias para mitigação pessoal da fadiga e uma exposição sobre o projeto Fadigômetro.


O comandante compõe a equipe do projeto Fadigômetro desde o início, uma iniciativa conjunta da ABRAPAC, ASAGOL, ATL e SNA, com a participação da Faculdade de Saúde Pública e dos Institutos de Biociências e de Física da USP. Em sua palestra foram apresentados os primeiros resultados da análise estatística de centenas de escalas de voo de aeronautas brasileiros.

Homem falando para platéia em evento de aviação.
Cmte. Tulio Rodrigues durante a apresentação do projeto Fadigômetro.

O Cmte. Tulio abordou o risco de fadiga na aviação comercial brasileira, tendo como base os indicadores obtidos pelo Fadigômetro.


"Apresentamos os dados levantados até o momento, que devem ser publicados em artigo científico em breve. Fomos muito bem recebidos, o assunto despertou o interesse da comunidade de aviação civil internacional, presente nesse importante evento".

De acordo com o comandante, a EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) apresentou um estudo robusto sobre os limites prescritivos do órgão regulador europeu. Esse levantamento demonstrou o impacto da fadiga nas jornadas, principalmente em voos noturnos.


Empresas aéreas, reguladores, associações e sindicatos do mundo todo compareceram no FRMS Forum 2019. Os seguintes temas também compuseram a agenda do evento: o status atual da fadiga em empresas aéreas, apresentação e análises de escalas de voo, importância do repouso controlado em tripulações simples, riscos de fadiga na aviação executiva e os métodos para mitigar esse problema, regulamentações em diferentes países e regiões, os riscos para a segurança das operações e experiências de aplicação do FRMS.


Conheça mais sobre o Projeto Fadigômetro no site: www.fadigometro.com.br.

logo instagram .png
bottom of page