Fadigômetro é apresentado no FRMS Forum 2019

A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, foi sede do FRMS Forum 2019, realizado nos dias 01 e 02 de outubro. A ASAGOL foi representada pelo Cmte. Tulio Rodrigues, diretor da associação, que participou de duas apresentações: um painel sobre escala de voo e estratégias para mitigação pessoal da fadiga e uma exposição sobre o projeto Fadigômetro.


O comandante compõe a equipe do projeto Fadigômetro desde o início, uma iniciativa conjunta da ABRAPAC, ASAGOL, ATL e SNA, com a participação da Faculdade de Saúde Pública e dos Institutos de Biociências e de Física da USP. Em sua palestra foram apresentados os primeiros resultados da análise estatística de centenas de escalas de voo de aeronautas brasileiros.

Cmte. Tulio Rodrigues durante a apresentação do projeto Fadigômetro.

O Cmte. Tulio abordou o risco de fadiga na aviação comercial brasileira, tendo como base os indicadores obtidos pelo Fadigômetro.


"Apresentamos os dados levantados até o momento, que devem ser publicados em artigo científico em breve. Fomos muito bem recebidos, o assunto despertou o interesse da comunidade de aviação civil internacional, presente nesse importante evento".

De acordo com o comandante, a EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) apresentou um estudo robusto sobre os limites prescritivos do órgão regulador europeu. Esse levantamento demonstrou o impacto da fadiga nas jornadas, principalmente em voos noturnos.


Empresas aéreas, reguladores, associações e sindicatos do mundo todo compareceram no FRMS Forum 2019. Os seguintes temas também compuseram a agenda do evento: o status atual da fadiga em empresas aéreas, apresentação e análises de escalas de voo, importância do repouso controlado em tripulações simples, riscos de fadiga na aviação executiva e os métodos para mitigar esse problema, regulamentações em diferentes países e regiões, os riscos para a segurança das operações e experiências de aplicação do FRMS.


Conheça mais sobre o Projeto Fadigômetro no site: www.fadigometro.com.br.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: