top of page

Em Brasília, aeronautas pleiteiam regime de aposentadoria diferenciado


Caro(a) Associado(a),


Em reunião realizada nesta quarta-feira (07/02) em Brasília, representantes do SNA e da ASAGOL, acompanhados pelo Dep. Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente da FPAer, pleitearam junto ao Dep. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder do governo na Câmara, a inclusão da categoria no regime diferenciado de aposentadoria.


Atualmente os aeronautas estão enquadrados no regime geral, para o qual, segundo definido pela PEC da Reforma da Previdência, a idade mínima para aposentadoria é de 65 anos para homens e 62 para mulheres, sendo necessários 15 anos de contribuição para obtenção de 60% do benefício e 40 anos para se chegar aos 100%.


Conforme apresentada na reunião, da qual também participaram membros técnicos da Casa Civil, a demanda dos aeronautas é para que a categoria seja enquadrada no mesmo regime de professores e policiais, para os quais a idade mínima para aposentadoria é de 60 anos para ambos os sexos e os tempos de contribuição são de 25 anos para obtenção de 70% do benefício e 40 anos para 100%.


Durante o encontro ficou acertada a realização de um estudo em conjunto entre governo e aeronautas visando a mudança de regime, tendo sido uma nova reunião agendada para o dia 20 de fevereiro.


A categoria também se mantém atenta ao andamento do projeto de Reforma da Previdência, cujo texto final foi apresentado nesta quarta-feira e poderá ser votado na próxima semana.


Diretoria da ASAGOL

logo instagram .png
bottom of page