Aviso importante sobre o uso de álcool em gel

A International Association of Oil & Gas Producers – IOGP (Associação Internacional dos Produtores de Óleo e Gás) publicou o alerta de Safety nº 314 de maio de 2020 contendo um aviso importante para o uso de álcool em gel.



A elaboração do alerta foi motivada por uma ocorrência em que o funcionário de uma empresa, após aplicar o álcool em gel nas mãos e antes mesmo do álcool ter evaporado e secado completamente, tocou uma superfície de metal onde um acúmulo de estática criou uma fonte de ignição e o álcool em gel acendeu, resultando em uma chama quase invisível em ambas as mãos. O funcionário teve queimaduras de 1º e 2º grau.

O alerta também lembra que os vapores de álcool podem pegar fogo se expostos a uma fonte de ignição, como por exemplo os interruptores de luz ou isqueiros.

Como ações corretivas, o alerta recomenda que: (a) quando usar o álcool em gel, certifique-se que o gel tenha tempo suficiente para secar/ evaporar completamente; (b) Evite tocar em qualquer superfície até que o gel esteja totalmente seco. Qualquer forma de fonte de ignição tem o potencial de causar os mesmos problemas experimentados pelo indivíduo; (c) se não tiver certeza sobre o uso do produto à base de álcool, lavar as mãos com água quente e sabão tem o mesmo efeito que o gel.


Para acessar o conteúdo do alerta e a foto da queimadura, entre no link abaixo e clique em “Alcohol-based hand sanitiser warning”


https://safetyzone.iogp.org/SafetyAlerts/alerts/main.asp


© 2021 - ASAGOL

Parceiros: