ASAGOL visita a APPLA


A ASAGOL realizou no último dia 2 de março importante intercâmbio internacional.

Representada pelo Cmte. Marcelo Torre, a Associação dos Aeronautas da GOL foi recebida pela Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea - APPLA, representada por seu Presidente, Cmte. Miguel Silveira, e Vice-Presidente, Cmte. João Costa.


Durante o encontro, realizado na sede da APPLA em Lisboa, a ASAGOL pode conhecer a estrutura física e organizacional da associação portuguesa, bem como apresentar um pouco de sua história, valores e o trabalho realizado em prol de seus associados, da segurança de voo e dos aeronautas brasileiros.


A APPLA também aproveitou a oportunidade para expressar sua preocupação com o risco proporcionado à segurança de voo pela soltura de balões no Brasil. O assunto, além de um problema brasileiro no que tange a aviação, é de grande interesse português tendo em vista a quantidade de aeronaves do país que diariamente cruzam o espaço aéreo brasileiro, já havendo, inclusive, reportado situações de "quase colisão".


Preocupação comum à ASAGOL e aos aeronautas brasileiros, acredita-se que a experiência da APPLA em situações que se assemelham às vividas no Brasil (atualmente na Europa o problema envolve os Drones) possa auxiliar na mitigação dos riscos inerentes a tal prática.


Além da segurança de voo, os "céus abertos" foram tema do encontro. Novamente a experiência portuguesa poderá ter grande valia para o Brasil, que terá a última e mais abrangente etapa da política de abertura com os EUA (iniciada em 2011) implementada durante o ano de 2015, quando as companhias daquele país poderão ampliar seus voos sem estarem limitadas por cotas impostas em acordos bilaterais (a limitação passa a ser estrutural).


Demanda comum, a reunião entre as duas associações também apresentou oportunidade para que fosse debatida a profissão de aeronauta e seu futuro, nos dois países, tendo sido demonstrada preocupação com a formação e o que se pode classificar como uma queda na cultura aeronáutica, afetando a qualidade e o nível médio dos profissionais que optam por seguir a carreira de aviador.


Por fim, mas não menos importante, o encontro serviu para colocar a pedra fundamental no que, pretende-se, venha a ser a base para um intercâmbio técnico e cultural proveitoso e duradouro, estando a ASAGOL e a APPLA aptas e abertas a realizarem trabalhos que resultem em crescimento para os aeronautas no Brasil e em Portugal.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: