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ASAGOL reúne-se com Safety e Operações da GOL


Caro(a) Associado(a),


Em reuniões realizadas na terça-feira (25/04) nos períodos da manhã e da tarde, a Diretoria da ASAGOL encontrou-se com as Diretorias de Segurança Operacional (Safety) e Operações da GOL para debater temas de interesse dos tripulantes e iniciar a elaboração de uma agenda positiva para o ano de 2017.


Na primeira reunião do dia, com a Diretoria de Safety, estiveram em pauta (1) FRMS (Fatigue Risk Management System), (2) ferramenta AQD (Aviation Quality Database), (3) programa LOSA (Line Operations Safety Audit), (4) 1º Workshop de Segurança Operacional da ASAGOL, (5) Jornal de Safety da ASAGOL e (6) pressão do tempo.


A empresa apresentou, com base na experiência operacional do dia a dia e nos avanços tecnológicos que estão sendo implantados, um panorama da evolução do gerenciamento da fadiga nas suas operações. A associação, por sua vez, reforçou sua disposição para contribuir técnica e cientificamente no processo da implantação de um FRMS na empresa, fomentando e incentivando, inclusive, a realização de pesquisas junto aos tripulantes.


Em relação à ferramenta AQD ficou estabelecido entre as partes que a associação irá disseminar, através de seus canais junto aos tripulantes, o uso dessa ferramenta para potencializar a identificação de perigos e ameaças no dia a dia.


Já no âmbito do programa LOSA, a GOL confirmou à associação que em breve será realizada mais uma rodada de observações visando a obtenção de um raio-X atualizado das operações. A ASAGOL se comprometeu em apoiar o programa nos aspectos de conscientização, divulgação e esclarecimentos aos pilotos.


A reunião com o Safety da empresa foi também uma oportunidade para que fosse anunciado o 1º Workshop de Segurança Operacional da ASAGOL, evento que será realizado no dia 27 de junho em São Paulo. Em relação ao Jornal de Safety da associação, ficou estabelecido que será disponibilizado espaço nos exemplares trimestrais para que a Diretoria de Segurança Operacional da Gol possa disseminar artigos de interesse do grupo de voo e comunicações relevantes.


Por fim, os representantes da ASAGOL e da DSO iniciaram um debate a respeito dos desafios no tocante à segurança operacional em relação à pressão do tempo. Como é sabido por todos, os desafios do mundo moderno no tocante à pontualidade nas operações trazem consigo a necessidade de um reforço contínuo nos aspectos de segurança operacional. A DSO pontuou de forma muito clara e objetiva seu empenho e compromisso nesse valor número um da empresa, ratificando que todos os procedimentos operacionais devem ser seguidos e jamais sobrepujados pela pontualidade.


Concluída a reunião com a Diretoria de Segurança Operacional pela manhã, a ASAGOL retomou o debate com o corpo técnico da empresa na parte da tarde, ao encontrar-se com a Diretoria de Operações.


Os temas abordados foram (1) a participação, a convite da empresa, de um representante do grupo de voo nos Conselhos de Instrução e Disciplina da GOL, (2) Plano de Carreira dos Tripulantes, (3) dispersão das horas remuneradas, (4) Piloto de Apoio Operacional e (5) pressão do tempo.


No que tange à participação de um representante do grupo de voo nos Conselhos de Instrução e Disciplina, a associação reforçou que na percepção dos tripulantes essa é uma iniciativa de grande valia para a consolidação de processos com a liderança, ficando acordado o envio de propostas que serão avaliadas pela Diretoria de Operações.


Quanto ao Plano de Carreira, foi pontuada a importância da valorização dos tripulantes por tempo de empresa (senioridade), e a necessidade de serem endereçadas e revisitadas as expectativas e as demandas dos copilotos. Mostrando-se sensível ao tema, a Diretoria de Operações solicitou o envio de proposta formal com as ponderações da ASAGOL, porém destacou o atual cenário como desfavorável para uma implementação imediata de mudanças.


Já a dispersão de horas remuneradas teve a transparência e equidade como pontos focais. A Gerência de Escala apresentou os resultados obtidos através do uso do Roster Optimizer da Jeppesen, tendo ficado evidente um aprimoramento na metodologia para a redução da dispersão e a obtenção de resultados efetivos já nos primeiros 4 meses de 2017.


Reconhecendo o avanço, a ASAGOL destacou que ainda existem casos pontuais que necessitam atenção, tendo a empresa reforçado que para essas situações deve ser acionada a ouvidoria de escala.


Ao ser debatida a função de Piloto de Apoio Operacional, a ASAGOL abordou o nível de autonomia desse representante de operações no Centro de Controle Operacional (CCO).

Neste ponto a empresa destacou seus limites de atuação, reforçando que esse profissional deve ser usado como fonte de consulta, sendo invioláveis as decisões dos Comandantes em seus postos de trabalho.


A reunião foi concluída debatendo-se a pressão do tempo (pontualidade) sobre os tripulantes. Consciente da importância e peso que a questão tem na percepção de valor do cliente, a ASAGOL reconheceu que a pontualidade é também almejada pelo grupo de voo, porém, destacou a necessidade de que os aspectos de segurança tenham primazia na cadeia de atendimento, desde o embarque até o desembarque dos passageiros.


Assim como pontuado pela DSO na parte da manhã, a Diretoria de Operações reforçou que a segurança operacional é o principal valor da organização e nunca deverá ser prejudicada pela pontualidade.


Encerradas as primeiras reuniões do ano entre a ASAGOL e os setores de Safety e Operações da GOL, a Diretoria da associação parabeniza a empresa pelas ações já encaminhadas em prol do grupo e agradece pela oportunidade dada para que as demandas dos tripulantes sejam levadas à liderança da GOL.


A proximidade com os colaboradores e a contribuição do grupo de voo nas questões operacionais é parte fundamental na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais humano, eficiente e seguro, e a GOL mostra-se sabedora de que a abertura para o debate tende a trazer ganhos a todos os envolvidos.


Participaram das reuniões do dia 25 pela GOL os Cmtes. Junqueira, Guzzo, Sérgio Netto, Cortez, Danilo Andrade, Viana; juntamente com o Cop. Bruno Chelucci e o Sr. Marcelo Macedo (Coordenação). Pela ASAGOL estiveram presentes os Cmtes. Tulio, Mario Amato, Sorza e Raul Bocces.


Diretoria da ASAGOL

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