top of page

ASAGOL reúne-se com Fundacentro


Impacto da radiação ionizante na saúde do aeronauta foi foco do encontro.



A Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho e Previdência que contribui com fundamentos técnicos na elaboração de processos regulatórios no campo de segurança e saúde no trabalho, reuniu-se com a ASAGOL na semana passada (15/02) para discutirem particularidades do trabalho a bordo das aeronaves e seus impactos na saúde dos aeronautas. Especificamente, os representantes da Fundacentro buscavam entender melhor os efeitos no organismo humano da radiação ionizante em altitude.


Representada pelo seu diretor, Cmte. Amilton Camillo Ruas - autor do livro "O Tripulante de Aeronaves e a Radiação Ionizante", e pelo Cmte. Tulio Rodrigues, a ASAGOL teve a oportunidade de explanar de maneira sucinta os avanços científicos mais recentes sobre a exposição dos aeronautas à radiação ionizante, bem como os trabalhos realizados em 2018 pelo grupo coordenado pela CNEN, cujo objetivo era avaliar a regulamentação de proteção radiológica dos aeronautas (*).


Estiveram presentes à reunião, pela Fundacentro, o Dr. Paulo César Vaz Guimarães, Chefe do Gabinete da Presidência do órgão, Ana Carolina Russo, Erika Benevides e Mariana Furst, além da Prof. Dra. Elaine Marqueze, da Universidade Católica de Santos.


A ASAGOL agradece a oportunidade para o debate desse importante tópico para a saúde e para as regras de aposentadoria dos tripulantes, e reforça sua disposição e disponibilidade para auxiliar, no que estiver ao seu alcance e sob o seu conhecimento técnico e científico, os estudos visando à continua melhoria das condições de trabalho dos aeronautas.

 

(*) Infelizmente, até o presente momento não houve um posicionamento final da CNEN acerca do relatório produzido em 2018 pelo Grupo de Trabalho formado pelas portarias 28, 37 e 47 de 2018, que contou com as participações das seguintes entidades: ACR Consultoria, IEAv/DCTA, IRD/CNEN, DRS/CNEN, ABEAR, ABRAPAC, ANAC, ASAGOL, ATL e SNA.

logo instagram .png
bottom of page