top of page

ASAGOL reúne-se com CENIPA e ANAC



Representada pelos seus diretores Cop. Marcos Aurélio (Presidente) e Cmte. Amilton Camillo Ruas (Diretor Técnico), e pelo Cmte. Tulio Rodrigues, a ASAGOL participou de uma rodada de reuniões em Brasília nos dias 21 e 22 deste mês que contemplou encontros com representantes do CENIPA e da ANAC.


Saiba a seguir como foi o andamento dessas reuniões e quais os tópicos abordados.


CENIPA


No último dia 21, a ASAGOL foi recebida na sede do CENIPA pelo Brig. Marcelo Moreno, Chefe do órgão. Também participaram da reunião o Cel. Cézar, Vice-Chefe, Cel. Maia, Chefe do Lab-Data, Cel. Baldin, Chefe da Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Cel. Volkmer, Chefe do Ensino.


Como um dos principais itens da pauta, a ASAGOL abordou com o CENIPA a possibilidade de estabelecerem uma agenda positiva de reuniões para que a equipe de pesquisadores do Projeto Fadigômetro apresente os dados e apontamentos da pesquisa, que é endossada pela Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) e apoiada pela Azul Linhas Aéreas. A intenção é aprofundar o debate para o desenvolvimento de ações focadas em análises das causas raízes da fadiga, de eventuais impactos decorrentes de mudanças regulatórias e proposituras de recomendações de segurança e mitigação de riscos.

A Associação também pontuou o trabalho que tem realizado no campo da segurança de voo como membro de grupos, comitês e comissões de trabalho como CNPAA, CNFH, GAGEF e BCAST, bem como por meio da revista ASAGOL Safety News e do seu Workshop de Segurança Operacional, com os quais o CENIPA tem sido um importante colaborador por meio de artigos e palestras.


Durante o encontro, a ASAGOL reforçou seu compromisso e disposição para contribuir com a segurança de voo, estreitando laços com o CENIPA e demais órgãos e entidades para o contínuo fortalecimento da filosofia SIPAER.


ANAC


No dia seguinte (22), a Associação foi recebida na sede da ANAC pelos Diretores da Agência, Brig. Luiz Ricardo de Souza Nascimento e Sr. Rogério Benevides Carvalho. Também participou da reunião a Sra. Milena Oliveira Capeluppi, Chefe de Assessoria do Brig. Luiz Ricardo.


Assim como no encontro com o CENIPA, a definição de uma agenda positiva para endereçar questões voltadas à saúde do aeronauta e à segurança operacional esteve em foco.


A ASAGOL pleiteou uma maior participação nos comitês que tratam das questões relacionadas a aeroportos, trazendo o ponto de vista dos aeronautas para o debate, visando contribuir com o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária.


O Projeto Fadigômetro também esteve em pauta, sendo feita uma retrospectiva da pesquisa e solicitada a abertura de uma agenda para que a equipe de pesquisadores apresente à ANAC, de maneira detalhada, o andamento do estudo e os resultados obtidos até o momento.


Outro tópico de extrema importância debatido entre ASAGOL e ANAC foi o impacto da radiação ionizante na saúde dos tripulantes e a lacuna regulatória referente a esse tema, dos quais um dos desdobramentos diz respeito à aposentadoria especial do aeronauta. A Associação ressaltou os trabalhos realizados pelo grupo GTAero no ano de 2018, que resultaram em um relatório submetido à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) cujos pontos elencados ainda não foram endereçados.

Durante o encontro os representantes da Agência demonstraram-se receptivos e interessados em aprofundar o debate sobre todos os tópicos abordados, assim como em estreitar laços com as entidades representativas dos tripulantes para ouvi-los no que tange às questões técnicas e operacionais.


A ASAGOL agradece o CENIPA e a ANAC pela abertura dada nesses dois dias de reuniões em Brasília, certa de que a participação dos aeronautas junto às demais entidades e órgãos reguladores do setor aéreo trará importantes contribuições para a gestão, desenvolvimento e segurança da aviação no país.

logo instagram .png
bottom of page