Nos dias 25 e 26 de outubro de 2023 foi realizado pela ANAC o 8º Safety Management Summit Brazil. Evento anual que reúne autoridades e a indústria para compartilhar experiências e melhores práticas em segurança operacional.
O foco deste ano foram os grupos colaborativos de safety, como o BCAST, BHEST, BAIST. No mundo, apenas 3 países possuem grupos colaborativos de safety: Estados Unidos, Canadá e Brasil (BCAST). E neste ano de 2023, o BCAST irá receber a medalha Jerome F. Lederer Safety Leadership da Flight Safety Foundation por suas contribuições e esforços para o avanço da segurança da aviação civil.
Também foram discutidos temas como a operacionalização do SGSO nas organizações de manutenção; a liderança na aviação com foco na diferença entre chefes e líderes e sua importância na aviação; o Portal Único de Notificação que é o canal oficial do Estado Brasileiro para reportes mandatórios e voluntários de segurança operacional; o compartilhamento de dados de segurança operacional para identificar novas prioridades a serem tratadas pelo grupo do BCAST.
Outro tema importante foi o da fadiga. A Dra. Izabela Tissot, servidora da ANAC, apresentou os resultados de sua pesquisa que realizou com pilotos de linhas aéreas brasileiras para avaliar o impacto do sono, da fadiga e da percepção de sonolência. As companhias aéreas também apresentaram como estão endereçando as questões da fadiga na empresa. O Sr. Ednei Amaral, servidor da ANAC, apresentou o grupo de trabalho que está estudando a melhoria regulatória do RBAC 117. O Sr. Ednei mencionou que o Tema 21 da Agenda Regulatória que trata sobre os requisitos para gerenciamento da fadiga para as operações regidas pelo RBAC 121, foi criado em decorrência dos inputs do Tema 14, do Relatório de avaliação concorrencial da OCDE e do Estudo realizado pelo Projeto Fadigômetro (encaminhado pelo CNPAA).
Neste ano a ASAGOL esteve presente com Dra. Claudia Barreto, advogada da associação, o Cmte. Samir, Diretor de Safety, e Sr. Eduardo Furlan, Analista de Safety.
Comments