top of page

ASAGOL na 79ª Plenária do CNPAA


Palestra do CENIPA durante a 79ª Plenária do CNPAA.

No dia 9 de novembro de 2023 aconteceu a 79ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CNPAA nas instalações do CENIPA em Brasília.


Excepcionalmente para esta plenária, o Comitê alterou a agenda e focou exclusivamente em palestras das autoridades do setor. O Cel. Cesar, Secretário do CNPAA, e o Brig. Marcelo Moreno, Chefe do CENIPA e Presidente do CNPAA, explanaram sobre essa excepcionalidade e enfatizaram que na próxima plenária o Comitê voltará com a participação das Comissões ativas e seus estudos.


O ciclo de apresentações foi aberto pelo Juiz Federal Dr. Marcelo Honorato, que tratou das questões legais nos sistemas de reporte e disciplinar da aviação civil, sobre passageiro indisciplinado, e sobre a importância de fortalecer ainda mais os sistemas de reportes em prol da segurança do transporte aéreo. Acerca do passageiro indisciplinado, foi sugerido que Safety e Security das empresas aéreas se unam para buscar uma regulamentação inicial, pois eventos dessa natureza afetam os dois setores das empresas.


O diretor da ANAC Ricardo Catanant explanou sobre a introdução do Infoshare no Brasil, evento semelhante ao que acontece nos Estados Unidos, onde os operadores aéreos compartilham informações e eventos de segurança de forma aberta entre eles. Falou também sobre o prêmio recebido pelo BCAST por suas contribuições para a segurança operacional e trouxe dados sobre a auditoria que a ICAO realizou na Agência, obtendo um resultado de 95,1% na avaliação global, porcentagem que a Agência está trabalhando para aumentar.


O Brig. do Ar Peçanha, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, abordou a segurança operacional no espaço aéreo brasileiro. Ressaltou os projetos do DECEA que têm contribuído direta e indiretamente para a segurança dos usuários do espaço aéreo brasileiro. Apresentou também o simulador de controle do tráfego aéreo chamado PLATAO (Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional), cujo objetivo é apoiar na formação de controladores de tráfego aéreo.


O diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria de Aviação Civil, Thiago Pereira Pedroso, abordou um projeto afeto ao gerenciamento do risco de fauna em aeródromos brasileiros, com a identificação de espécies envolvidas em colisões com aeronaves por análise de DNA.


E para encerrar o Comitê, o Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, Cel. Maia, traçou um panorama das investigações SIPAER no Brasil e o trabalho que o CENIPA tem feito com outros órgãos de investigação mundo afora nesses últimos anos. Ressaltou que o trabalho feito pelo CENIPA é referência para o mundo em investigação de acidentes.


Representaram a ASAGOL na 79ª Plenária do CNPAA o Cmte. Samir, Diretor Técnico, e o Sr. Eduardo Furlan, Analista de Safety.



Comentários


logo instagram .png
bottom of page