top of page

ASAGOL entra para o BCAST

Associação passa a integrar o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial.


Reforçando o trabalho que a associação tem realizado em prol da segurança de voo no país, a ASAGOL foi oficializada como membro observador do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial (BCAST).


Com foco na promoção de melhorias técnicas e operacionais voltadas à segurança de voo, o BCAST é composto por órgãos governamentais, empresas aéreas e entidades de classe, sendo a ASAGOL a primeira associação nacional de aeronautas a integrá-lo.



A oficialização da entrada se deu em reunião na última segunda-feira (29/06), presidida pelo Cmte. Danilo Marcondes de Andrade (Diretor de Safety da Gol), na qual estiveram presentes representantes de mais de 10 entidades, entre membros e observadores. Na ocasião foram alinhados processos concernentes aos grupos de trabalho fixos (GTs) sobre Loss of Control in Flight (LOC-I), Controlled Flight Into Terrain (CFIT), Mid-Air Collision (MAC) e Runway Excursion (RE).


Foi também criado um GT transitório com foco na mitigação dos riscos inerentes ao processo de retomada das operações aéreas, grupo que contará com a participação da ASAGOL, representada por seu Diretor Técnico, Cop. Marcos Aurélio, e o seu Analista de Safety, Eduardo Furlan.


A ASAGOL agradece o BCAST por recebê-la como membro, e espera seguir contribuindo como uma entidade representativa do grupo de voo da Gol, por meio do seu corpo técnico, com o fortalecimento dos trabalhos em prol da segurança na aviação comercial brasileira.

logo instagram .png
bottom of page